Análise: Patriots x Rams

No último domingo, tivemos mais um jogo no Gillette Stadium: Patriots x Rams. Os Pats confirmaram o favoritismoe venceram por 26 x 10.

A vitória representou mais um passo em direção à folga na primeira rodada dos playoffs, mas não foi só. Marcou também a 201ª vitória da carreira de Tom Brady, líder nesse quesito entre todos os quarterbacks na história da NFL.

Análise: Patriots x Rams

Ataque

O ataque dos Patriots entrou em campo para enfrentar a então 29ª defesa da NFL contra o jogo aéreo. Com essa colocação, esperava-se que Brady começasse o jogo “atirando” para todos os lados no jogo aéreo, mas não foi o que se viu.

Os Patriots entraram em campo determinados a estabelecer o jogo terrestre. Como a liderança veio cedo, o jogo corrido serviu para controlar o relógio e adminstrar a partida.

Foram 133 jardas terrestres dos Patriots, 88 das quais pertenceram a LeGarrette Blount.

Extremamente criticado na última temporada, Blount se tornou uma das principais peças ofensivas dos Patriots em 2016. E ele não está só.

Além de Blount, completam o “monstro de 3 cabeças” do backfield dos Patriots, James White e Dion Lewis. Se por um lado White tem sido discreto, Lewis mostrou que está em forma.

Já se pode afirmar que Dion Lewis está no alto nível em que se encontrava quando se machucou e veio a perder o restante da temporada 2015. Bem tanto correndo quanto recebendo passes, sua agilidade faz com que os defensores passem em branco frequentemente ao tentar derrubá-lo.

Com a ausência de Gronk para o resto da temporada, a presença de Lewis será cada vez mais importante como arma ofensiva.

A boa produção do jogo terrestre contra uma das melhores linhas defensivas da NFL diz muito sobre a qualidade da atuação da linha ofensiva dos Patriots. Contra Aaron Donald, Michael Brockers e companhia, a OL dos Patriots fez um belíssimo trabalho, ajudando a estabelecer o jogo terrestre e protegendo bem Tom Brady.

No jogo aéreo, os destaques foram Julian Edelman e Malcom Mitchell.

Edelman conseguiu 101 jardas em 8 recepções, mostrando que está de volta ao melhor de sua forma. A agilidade demonstrada por ele nos faz esquecer que há pouco tempo foi submetido a uma cirurgia nos pés.

Já Malcom Mitchell vem melhorando a cada jogo, já podendo ser considerado um dos jogadores que mais contribui para esse ataque.

Juntamente com Chris Hogan, Mitchell contribui para que os Patriots possuam uma dupla de wide receivers capaz de fazer jogadas no outside como não se via há muito tempo. Com ambos abertos e Edelman no meio, as secundárias adversárias terão muitos problemas.

O destaque negativo do ataque foi Martellus Bennett. O “Martelão” não assumiu o protagonismo que dele se esperava com a ausência de Gronk. Esperamos que ele se destaque mais nessa reta final e nos playoffs. O time precisará dele.

Por fim Tom Brady. Seu desempenho foi discreto (obviamente considerando-se o altíssimo nível no qual vem jogando este ano). Seu principal feito foi alcançar a marca das 201 vitórias na carreira, ultrapassando Peyton Manning e se tornando o quarterback mais vitorioso da história da NFL.

Patriots x Rams
Como é bom ver Dion Lewis recuperado!

Defesa

A defesa dos Patriots fez possivelmente seu melhor jogo da temporada 2016.

“Ah, mas foi contra o ataque dos Rams”. Sim, não podemos desprezar o fato de que não enfrentamos o melhor ataque do mundo no domingo. No entanto, a mesma defesa vinha cedendo muitas jardas para alguns ataques tão ruins ou piores que o dos Rams.

O time de Los Angeles chegou a essa partida com uma média de 295,1 jardas de ataque por partida. A boa atuação defensiva dos Patriots limitou os Rams a 162 jardas totais, pior marca deles na temporada.

A defesa fez tudo que vínhamos cobrando. Pressionou Jared Goff, inclusive com criatividade na hora da blitz; defendeu excepcionalmente bem o jogo terrestre e foi quase perfeita na secundária.

Jabaal Sheard finalmente se encontrou na temporada, fazendo sua melhor partida até aqui.

Sheard não conseguiu nenhum sack, mas pressionou Goff, além de ser efetivo na cobertura, com 3 passes defendidos. Esperamos que esse crescimento não pare por aí, já que os momentos mais decisivos da temporada estão se aproximando.

A melhora de Sheard contribui para uma rotação na linha defensiva que está melhor a cada semana. Ninkovich e Long também parecem estar melhorando nessa reta final.

Até Shea McClellin, que vinha sendo praticamente invisível esta temporada, conseguiu se destacar e fazer jogadas importantes.

Malcom Butler se recuperou da má atuação contra os Jets, mostrando que realmente aprende com seus erros e evolui. Butler conseguiu uma interceptação, além de ter desviado 2 passes.

Merece destaque mais uma ótima atuação do linebacker Kyle Van Noy.

Se nas últimas partidas Van Noy já havia demonstrado que é bom no pass rush, contra os Rams vimos seus talentos também na cobertura, e o linebacker conseguiu a segunda interceptação dos Patriots na tarde de domingo.

Na próxima semana a defesa terá um desafio e tanto no ataque dos Ravens. Veremos se esse grupo realmente está evoluindo ou apenas se destacou por enfrentar o fraco ataque dos Rams.

Patriots x Rams
Pass rush dos Patriots funcionou durante toda a partida.

Times especiais

É com muita satisfação que abrimos esse tópico para, depois de tanto tempo, elogiar Stephen Gostkowski! Gost foi perfeito contra os Rams, acertando todos os 4 field gols que tentou.

Por outro lado, Cyrus Jones continua fazendo os torcedores questionarem a escolha de 2º round utilizada pare selecioná-lo.

Tendo entrado na NFL com a fama de grande retornador de chutes, ainda não vimos um retorno digno dessa expectativa. Além de não retornar, Cyrus está tendo dificuldades até para segurar as bolas, e contra os Rams vimos mais um fumble que por pouco não foi recuperado pelos Rams.

Patriots x Rams
Contra os Rams, Gostkowski foi perfeito. Podemos confiar nele novamente?

Destaques

Tom Brady: 33-46, 269 jardas, 1 TD.

Julian Edelman: 8 recepções para 101 jardas.

Malcom Mitchell: 8 recepções para 82 jardas.

Jabaal Sheard: 4 tackles, 3 passes desviados.

Patriots x Rams
Com a 201ª vitória, Tom Brady se tornou o quarterback mais vitorioso da história da NFL.

First Downs: 20 (6 corridas / 14 passes / 0 faltas) | Terceira Descida: 4/16 (25%) | Total de Jardas de Scrimmage: 402 (133 correndo / 269 passando) | Faltas: 8 (46 jardas) | Touchdowns: 2 (1 correndo / 1 passando / 0 retorno) | Field Goal: 4-4 (100%) | RedZone: 1/2 (50%) | Pontuação Final: 26 pontos | Tempo de Posse: 37:57 min.

Patriots x Rams
O time de 2001 foi homenageado na comemoração dos 15 anos da conquista do Super Bowl XXXVI.

Os Patriots enfrentarão agora uma sequência dura, contra duas das melhores defesas da NFL: os Ravens em casa e em seguida os Broncos fora.

Esses jogos nos darão uma boa ideia de como a equipe está em termos de preparação para a pós-temporada. Atuações convincentes colocarão os Patriots no topo da lista para representar a AFC no Super Bowl LI.

Como sempre, traremos mais informações e detalhes da vitória contra os Rams no Podcast Patriotas desta quarta. Até lá!

Deixe uma resposta