Jogo aéreo dos Falcons é o principal desafio

Jogo aéreo dos Falcons é o principal desafio

No momento em que foi definido o confronto do Super Bowl LI, a primeira pergunta a ocupar a mente dos torcedores dos Patriots foi “como parar o jogo aéreo dos Falcons?”

Essa não é uma pergunta de fácil resposta. Não se pode negar que o principal obstáculo entre os Patriots e o 5º anel é o jogo aéreo de Atlanta

Jogo aéreo dos Falcons é o principal desafio

O principal ponto quando se fala do ataque aéreo do Atlanta Falcons é o fato de que não existe apenas um jogador com quem a defesa precisa se preocupar.

Os Falcons possuem pelo menos seis jogadores que inspiram cuidados: o quarterback Matt Ryan, os wide receivers Julio Jones, Mohamed Sanu e Taylor Gabriel e os running backs Devonta Freeman e Tevin Coleman.

Matt Ryan provavelmente será eleito o MVP da temporada 2016 da NFL. O quarterback dos Falcons praticamente não teve defeitos em seu jogo nesta temporada.

Ryan completou 70% dos seus passes para 4.944 jardas, 38 touchdowns e 7 interceptações.

“Matty Ice”, como dito, possui armas suficientes para causar estragos em qualquer defesa.

Os matchups

Julio Jones e Mohamed Sanu formam uma bela dupla de wide receivers. Jones é top 3 da NFL na posição, enquanto Sanu se transformou em um jogador sólido e confiável.

Ambos são grandes, fortes e rápidos, sendo difíceis matchups para qualquer cornerback.

Além de Jones e Sanu, os Falcons possuem o ágil Taylor Gabriel, que não deve ser subestimado.

A tarefa de marcar esse trio caberá a Malcolm Butler, Logan Ryan e Eric Rowe.

Apesar do senso comum de que teremos um grande duelo entre Butler e Jones, é provável que não vejamos o cornerback dos Patriots cuidando apenas desse jogador.

O motivo é o fato de que se Butler, o cornerback mais ágil dos Patriots é designado para Jones, a agilidade de Gabriel passaria a ser responsabilidade de Ryan ou Rowe.

Em muitos jogos nos últimos dois anos foi comum vermos Ryan marcando o wide receiver mais alto, enquanto Butler se encarregava do mais rápido.

Assim, é provável que vejamos a seguinte disposição: Butler-Gabriel, Ryan-Jones e Rowe-Sanu em muitos snaps do Super Bowl.

Deixar Ryan isolado com Jones seria suicídio, por isso caso esse matchup se confirme, é necessário que haja um safety no auxílio.

Não bastasse o belo trio de wide receivers dos Falcons, completam a lista para desespero de Matt Patricia os running backs Devonta Freeman e Tevin Coleman.

Tanto Freeman quanto Coleman são produtivos no jogo aéreo, o que significa que nossa defesa precisa ter bastante atenção sobre a dupla.

Para cuidar dos running backs dos Falcons, é essencial para os Patriots que Dont’a Hightower esteja saudável.

O linebacker foi poupado de muitos snaps nas últimas partidas para que pudesse se recuperar de contusão.

Caso Hightower continue entrando e saindo nos snaps defensivos, Kyle Van Noy terá a responsabilidade de ficar de olho nos recebedores vindos do backfield de Atlanta.

falcons
A dupla Malcolm Butler e Logan Ryan terá um desafio gigante pela frente no Super Bowl LI.

Fundamentos

O futebol americano é bastante complexo, mas na essência se trata de uma série de fundamentos básicos que precisam ser executados.

Para os Patriots, um dos principais fundamentos que devem estar afiados na grande final é o tackle.

Isso pelo fato de o ataque de Atlanta ser o melhor da NFL em jardas após a recepção.

Qualquer jogador de “skill positions” dos Falcons pode transforar uma recepção de 10 jardas em uma jogada de 40.

Assim, é imperativo que os defensores de New England estejam perfeitos nos tackles, não cedendo ao adversário jardas depois da recepção.

falcons
A defesa dos Patriots precisa ser perfeita nos tackles para não permitir jardas após a recepção.

Sim, é possível

Os Patriots possuem defensores dotados de qualidade e versatilidade, atributos fundamentais para que qualquer equipe obtenha sucesso, principalmente na pós-temporada.

É necessário, porém, que esses atletas consigam desempenhar seu melhor futebol na grande final.

Bill Belichick e Matt Patricia são capazes de formatar um plano defensivo forte, que caso executado perfeitamente podará garantir aos Patriots o quinto título de sua história.

Deixe uma resposta