Julian Edelman

Julian Edelman recebe o crédito que merece?

Julian Edelman é indiscutível para os torcedores dos Patriots. De Foxborough ao Brasil é possível dizer que o wide receiver é unanimidade, um dos jogadores mais queridos e admirados do elenco.

Fora da esfera Patriota, entretanto, é comum vermos avaliações que não dão ao jogador o lugar que ele merece.

Julian Edelman recebe o crédito que merece?

Em várias avaliações dos wide receivers da liga, é comum ver Edelman mais distante do que gostaríamos dos primeiros colocados.

As razões são muitas, principalmente ligadas a conceitos (e pré-conceitos) estabelecidos e que são de difícil superação para os desatentos.

Talvez o modo como a carreira de Julian Edelman se desenvolveu contribua para isso. De special teamer a recebedor reserva, passando por cornerback (você não leu isso errado), Edelman teve que lutar desde cedo por um lugar no time.

Com seu contrato recém renovado com os Patriots, a carreira de Edelman está longe de terminar, mas já é possível olhar para trás e perceber que ele é um dos recebedores mais “clutch” da história dos playoffs da NFL.

Vejamos a lista dos 5 wide receivers com mais recepções em playoffs na história da liga:

  1. Jerry Rice: 151
  2. Reggie Wayne: 93
  3. JULIAN EDELMAN: 89
  4. Hines Ward: 88
  5. Michel Irvin: 88

Aos 31 anos, Julian Edelman está a apenas 4 recepções em playoffs de se tornar o segundo jogador nesta lista de notáveis.

De 2009 a 2012 (Edelman não disputou os playoffs em 2012) foram apenas 9 recepções.

De 2013 a 2016, um salto gigantesco, com média de 20 recepções por temporada nos playoffs. Caso mantenha essa média, embora tenhamos noção da dificuldade, Edelman tem chances de superar o lendário Jerry Rice na lista acima ao final de sua carreira.

Mesmo após conquistar números tão impressionantes, ainda é comum vermos análises do tipo “Edelman é apenas um slot receiver”, ou “Edelman não conseguiria se destacar em outro ataque”.

Em primeiro lugar, Julian Edelman é muito mais que um slot receiver. Ele é capaz de alinhar, correr rotas e fazer jogadas em qualquer posição do campo.

Sobre não ser capaz de se destacar em outra equipe, bom, cada um tem o direito de achar o que bem entender.

Certamente, em outra equipe, Edelman não teria Tom Brady lançando para ele, o que em tese diminuiria seu aproveitamento.

Em defesa de Edelman, isto: não é todo dia que alguém se torna um dos alvos favoritos da carreira do maior quarterback que já pisou em um campo de futebol americano.

Julian Edelman
Entre as 89 recepções em playoffs, este milagre.

Se mesmo após dois títulos conquistados sendo um dos melhores em campo, mesmo depois de se tornar o terceiro wide receiver com mais recepções na história dos playoffs, alguém insistir em diminuir Edelman, ignore, torcedor Patriota.

Seja grato de poder ter ao lado do maior quarterback da história, um dos recebedores mais “clutch” da história.

E você, acha que Julian Edelman recebe o crédito que merece?

7 thoughts on “Julian Edelman recebe o crédito que merece?

  1. Bommmmmmmmm, vou arrumar confusão aqui (risos).

    Não acho que o JULIAN EDELMAN está entre os 10 melhores WR da liga, como nenhum dos outros do grupo dos PATRIOTS, mais é IMPRESSIONANTE a química que ele tem com o Brady. Com tudo isso, também é assustador o que ele faz nos playoffs, por isso acho ele muito confiável.

  2. E ainda vejo gente com saudade do Wes Welker que dropava todos passes decisivos. Edelman é clutch demais!

  3. Com certeza não… É isso é um saco… Nosso wide receiver é uma benção. “You can prove them right or you can prove them wrong…” Ele é o melhor quando se trata disso.

  4. Não precisamos que os outros achem o Edelman um dos melhores recebedores da liga, não precisamos que os outros reconheçam que Brady é o maior QB da história da NFL, ou Bill Belichick seja reconhecido como o gênio que é, desvinculado das “trapaças”. Os nossos títulos iram falar e quando a história dos esporte for contada, todos citaram a franquia mais dominante do séc. XXI.

Deixe uma resposta