Os free agents dos Patriots

Os Patriots têm jogadores o suficiente para jogar em 4-3 e 3-4 alternadamente?

No início das temporadas nunca se sabe o que Belichick vai fazer de diferente, com isso, resolvemos analisar a possibilidade de utilização de um front seven híbrido e se o elenco dos Patriots tem jogadores para isto. Confira:

Os Patriots têm jogadores o suficiente para jogar em 4-3 ou 3-4 alternadamente?

O que é um front seven híbrido?

Um front seven híbrido seria um elenco capaz de jogar tanto em 3-4 quanto em 4-3, trocando entre jogos ou até mesmo downs. Belichick já trabalhou com isso no próprio Patriots, durante as campanhas campeãs entre 2001 e 2004, com uma defesa extremamente forte e adaptável. A chave para aquele sistema era Willie McGinest, que conseguia pressionar o QB tanto em 4-3 ou 3-4. Alguns devem estar pensando o que é um front seven 3-4? O que é um 4-3? Qual a diferença deles? Explicarei abaixo.

O que é um front seven 3-4?

O 3-4 foi arquitetado por Bill Parcells e muito utilizado pelos Pats e pelos Steelers do início da década de 2000. O 3-4 é formado por 3 jogadores na DL e 4 LBs (2OLB e 2ILB), sendo mais adaptável em uma liga em que formações com backfield vazio ganham cada vez mais força. Além disso uma defesa 3-4 pode mandar a pressão por todos lugares, confundindo os jogadores de linha ofensiva.

Neste sistema, os jogadores de linha defensiva não tem que chegar prioritariamente ao quarterback, e sim ocupar o máximo de jogadores da linha ofensiva para que os OLB cheguem ao QB. Estes três primeiros precisam ser grandes e fortes o suficiente para trancar os braços dos OLs e não serem jogados para longe da bola.

A chave para este sistema é achar um nose tackle perigoso o suficiente para atrair uma marcação dupla, como Wilfork por exemplo. Os OLB pressionam o QB e dois ILB versáteis enfrentam os guards quando necessário.

O que é um front seven 4-3?

Um 4-3 é um sistema com 4 jogadores de linha defensiva e 3 linebackers, neste sistema os responsáveis por trazer a pressão são os DE e os jogadores interiores ficam responsáveis de fazer o pocket colapsar. Em caso de sucesso pressionando com apenas 4 jogadores, sobram 7 para a cobertura e uma ótima chance de defesa contra o passe.

O DE característico dos Pats nos últimos tempos era Chandler Jones, com sua saída o responsável por isso no time é Trey Flowers.

Hightower é um excelente exemplo de MLB, extremamente versátil porém não tão bom na cobertura, os outros dois são o Will (LB do lado mais fraco de bloqueio) geralmente híbrido e capaz de correr por todo campo fazendo jogadas e o Sam (LB do lado mais forte de bloqueio) geralmente mais forte e mais capaz de pressionar o QB (em um 3-4 esse jogador seria capaz de jogar como OLB).

Temos as peças para alternar entre o 4-3 atual e um 3-4?

Com a aposentadoria de Rob Ninkovich, uma peça chave para esta alternância se vai. Ninko foi um jogador extremamente versátil e chegou a jogar tanto como DE quanto como OLB, tendo jogado em 3-4 e 4-3 nos Pats, o que o ajudaria a ensinar os jogadores sem experiência no esquema.

O front seven titular mudou bastante sua cara nesta offseason, com as saídas de Sheard e Long e a aposentadoria de Ninko, porém nosso elenco oferece peças de reposição e um 4-3 deve ser operado com facilidade e maior sucesso. A implementação do 3-4, mudança de formação no geral, é um processo difícil e na maioria das vezes lento, no entanto Belichick já trabalhou com jogadas nesta formação na última temporada e os Patriots têm a inteligência como uma das principais características.

Analisando o elenco vemos um trio de DLs titular com Brown, Branch e Flowers, uma boa opção para a rotação nesta unidade é o recém-chegado Lawrence Guy, de biotipo característico de um nose tackle, pesado e alto. Para a linha de 4 LBs considero a rotação ainda mais farta. Os recém-draftados Wise e Rivers entram em processo de desenvolvimento como OLBs, Hightower teve excelentes temporadas em 3-4, Van Noy já jogou como OLB em Detroit, McClellin e Roberts podem ser bons LBs interiores e David Harris já se consolidou no interior em New York.

Possíveis escalações nos dois sistemas:

3-4

LDE – Brown

NT – Branch(Guy)

RDE – Flowers

WLB – McClellin

MLBs – Hightower-Roberts

SLB – Harris (Van Noy)

4-3

DEs – Ealy, Flowers

DTs-  Branch, Brown

LBs – McClellin, Hightower, Roberts (Van Noy)

Com as adições de offseason os Patriots têm um bom elenco para adicionar ainda mais perigo à essa defesa, com versatilidade e mudanças de formação conforme o adversário reage.

5 thoughts on “Os Patriots têm jogadores o suficiente para jogar em 4-3 e 3-4 alternadamente?

  1. Ótima análise! Muito bem explicado o texto… Gostaria de ver uma análise assim sobre nossa secundária.

  2. O Lawrence Guy não tem físico para jogar de NT, ele sempre jogou de DE no 3-4.
    Lawrence Guy pesa +- 135 kilos, os NTs da liga devem pesar por volta de 150 kilos.

    Acredito que nossa formação de 3-4
    Seria: Flowers – Brown(Branch)- Lawrence

Deixe uma resposta