4 semanas sem Brady.

Como todos sabemos, Tom Brady foi suspenso dos 4 primeiros jogos da temporada regular da NFL no caso conhecido como “deflategate” portanto ficaremos 4 semanas sem Brady.

Conforme anunciamos aqui, a NFLPA, associação dos jogadores, apresentou apelação para tentar reverter a punição sofrida pelo quarterback dos Patriots.

Ao que tudo indica, esse recurso não deve ser a última arma de Brady e da NFLPA. Há quem diga que a questão pode ir parar na justiça comum. O que podemos garantir desde logo é que o quarterback terá uma dura batalha para tentar revogar sua suspensão.

4 semanas sem Brady

Diante desse quadro, resolvemos analisar como seriam essas 4 semanas sem Brady. Caso a suspensão seja mantida, a tarefa de comandar o ataque dos Patriots caberá, pelo menos no início da temporada, ao reserva Jimmy Garoppolo.

“Jimmy G.” está em seu segundo ano na NFL. Na temporada de calouro, atuou principalmente nos jogos de pré-temporada e na semana 17, contra o Buffalo Bills, ocasião em que Bill Belichick poupou praticamente todos os titulares.

Mesmo com pouco tempo em campo, a impressão deixada por Garoppolo foi boa. O quarterback conseguiu mostrar que tem boa consciência do pocket, agilidade para escapar da pressão, um release muito rápido e um ótimo toque na bola para passes em profundidade.

Se a suspensão de Brady for mantida, esses serão os adversários dos Patriots sob o comando de Garoppolo:

4 semanas sem Brady
Tabela dos 4 primeiros adversários dos Patriots na temporada 2015.

Para tentar vislumbrar as dificuldades que Jimmy Garoppolo enfrentará, resolvi conferir como as defesas desses times foram ranqueadas na temporada passada em jardas cedidas, e eis a tabela:

TIME RANKING DA DEFESA (2014)
Pittsburgh Steelers 18ª
Buffalo Bills
Jacksonville Jaguars 26ª
Dallas Cowboys 19ª

Da tabela deriva a conclusão lógica de que os Bills serão a defesa mais difícil a ser enfrentada por Garoppolo. Também se pode concluir que as dificuldades enfrentando as defesas dos Steelers e Cowboys serão relativas e provavelmente a defesa dos Jaguars será um alvo mais fácil (logicamente, considerando que os times repetirão as atuações defensivas na temporada 2015).

Para trazer o foco um pouco mais para “Jimmy G.”, é interessante também mostrar o ranking das defesas desses times contra o passe:

TIME DEFESA CONTRA O PASSE (2014)
Pittsburgh Steelers 27ª
Buffalo Bills
Jacksonville Jaguars 22ª
Dallas Cowboys 26ª

Assim, caso esses times mantenham o nível de suas defesas, não há dúvidas de que o principal obstáculo a ser enfrentado por Garoppolo é o Buffalo Bills na semana 2. Para complicar, o jogo é fora de casa.

Quando aos demais adversários, pode-se dizer sem se desgarrar muito da realidade que o ataque dos Patriots tem totais condições de pontuar bem contra essas defesas, ainda que com Garoppolo “under center”.

Os Steelers, ainda que sejam um time de respeito, não possuem mais aquela defesa dominante dos anos 2000. Recentemente ainda sofreu as aposentadorias de Troy Polamalu e Ike Taylor.

Os Bills possuem uma excepcional defesa, agora reforçada no comando com a chegada de Rex Ryan, e sempre impõem dificuldades aos Patriots jogando em casa.

Já os Jaguars ainda não conseguiram se impor na liga como um time que dá medo, e com o jogo em casa, pode-se apostar numa vitória dos Patriots.

Por fim, os Cowboys. O time de Dallas fez uma ótima campanha em 2014 e foi eliminado graças a uma chamada controversa que anulou uma linda recepção de Dez Bryant.

O ataque de Dallas é poderoso (mesmo sem DeMarco Murray), mas a defesa é bastante inconsistente. Assim, a chave para uma vitória dos Patriots estaria em sua defesa, já que é plausível que o ataque pontue bem contra os Cowboys.

Diante de todo esse quadro, não seria nada irreal (nem ruim) que os Patriots saíssem dessa sequência com 2 vitórias (Steelers e Jaguars). Um torcedor otimista poderia apostar em 3, caso a defesa consiga segurar o ataque dos Cowboys.

Em 2014, a história dos Patriots começou com um recorde de 2-2. Como terminou? Diria que muito bem.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.