O dia 08 de junho marca o nascimento da maior liga esportiva dos Estados Unidos. A criação da NFL em 1966 foi a fusão das duas maiores ligas esportivas profissionais da época: a AFL (american football league) e a NFL (national football league). Somente em 1970 as ligas uniram suas operações e integraram seus calendários completamente.

A criação da NFL

nfllogo

Em 1958, a final da NFL entre Baltimore Colts (sim, Colts era de Baltimore até o dono mudar o time de surpresa numa noite, mas essa é outra história) e New York Giants teve uma audiência de 45 milhões de pessoas estabelecendo o football como uma comodite televisiva. Além disso, muitos homens de negócio viram essa oportunidade e tentaram começar novas franquias, mas não foram aceitos pela NFL. Dessa forma, Lamar Hunt, magnata do petróleo, recrutou outros 7 empresários da época para criar uma nova liga, a AFL, criando os Boston Patriots, Buffalo Bills, New York Titans, Houston Oilers, Denver Broncos, Dallas Texans, Oakland Raiders e Los Angeles Chargers

Apesar do comissário da NFL ter recebido bem publicamente a nova liga, ele não ficou parado e tratou de abrir novas franquias em cidades onde AFL chegou antes.

lamar
Lamar Hunt

A grande diferença entre as duas ligas se dava em campo. Enquanto a NFL estava presa ao passado de jogos corridos e defesas pesadas, a AFL investiu no ataque aéreo, chamando atenção da mídia e dos fãs. Em 1962, a AFL já contava com 1 milhão de fãs e em 1965 fecharam um contrato de transmissão com a NBC.

Outra diferença importante é que a AFL procurou jogadores em faculdades não tão conhecidas e também jogadores negros, além de ter criado regras como o nome na camisa, conversão de 2 pontos, relógio de jogo junto com o placar e a partilha de lucros televisivos entre os times.

NFL x AFL

afllogo

No início, NFL não deu muita atenção ao crescimento desta outra liga, por achar que a maioria dos jogadores não era do seu nível de qualidade e os fãs não perderiam tempo vendo eles jogarem. Além disso, a NFL tinha uma cobertura maior da mídia, pelo seu maior tempo de vida e pelos contatos criados ao longo desse tempo.

Mesmo contra todas as expectativas, a AFL cresceu e prosperou, e em 1965, os Jets contrataram Joe Namath com o maior salário da época, $427.000 dólares, iniciando uma guerra para ver quem conseguia contratar os melhores jogadores universitários. Essa guerra de salários e contratações levou as ligas a realizarem seus drafts no mesmo dia, e o jogador era escolhido tanto por uma quanto por outra. Havia um acordo de cavalheiros onde um jogador draftado e contratado por uma não assinaria com a outra, que durou somente 1 ano.

A FUSÃO

Em 1966, a NFL iniciou os primeiros contatos com sua rival, uma vez que essa guerra de salários escalaria cada vez mais e ambas perderiam. O GM dos Cowboys, Tex Schramm contatou Lamar Hunt secretamente, sem o conhecimento de Al Davis (na época comissário da AFL) e no dia 08 de junho anunciaram um acordo onde:

– seriam 24 times, a expandir para 26 em 1969 e 28 em 1970;

– nenhuma franquia mudaria de sua área metropolitana;

– haveria somente um draft para ambas as ligas;

– o nome seria National Football League, mas os recordes da AFL seriam mantidos.

Além disso, ficou definido que a final seria entre o vencedor das duas ligas, o World Championship Game (posteriormente Superbowl), que primeiramente foi vencido pela velha guarda da NFL, o Green Bay Packers de Vince Lombardi (que dá o nome ao troféu hoje).

https://www.youtube.com/watch?v=V7xCXr28dzc

O que a princípio começou com uma disputa por jogadores, direitos televisivos e divisão de lucros, se transformou na maior liga esportiva do mundo, arrebatando fãs no mundo todo a 45 anos, como nós Patriotas!

Siga o Patriotas nas redes sociais: twitter e facebook

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.