O primeiro jogo da temporada de 2017, perda ante os Chiefs cedendo 42 pontos, foi a pior derrota na abertura desde 1962. Quando o Boston Patriots perdeu por 48-28 contra o próprio Kansas City. Ali evidenciava-se um grande problema na defesa. Porém, esse cenário vem mudando semana após semana.
A evolução da defesa em números
Podemos perceber que a defesa dos Patriots encontrou um caminho de controlar o adversário. O resumo abaixo evidencia melhor essa evolução.

Nos últimos 5 jogos, a média de pontos tomados por jogo caiu mais da metade. De 32 para 13,4 pontos cedidos por jogo.
Em jardas, houve um decréscimo de quase 90 jardas.
O rating dos QBs adversários caiu de 116,5 para 84,4.
A porcentagem de TDs tomados em nossa redzone caiu de 64,3% para 35,7%.
Se antes a defesa transformava QBs medianos em elite, hoje o ataque adversário já encontra certa dificuldade contra os Pats.

Outras estatísticas
Nos quatro primeiros jogos, a secundária de New England cedeu 70% dos passes lançados contra ela com 1.021 jardas.
Nos quatro jogos seguintes, a porcentagem de passes cedidos caiu para 62% com 839 jardas.
A média do ano passado foi de 55,4% passes cedidos, pouco abaixo do atual.
Entre os linebackers e após a lesão de Hightower, Kyle Van Noy se tornou o principal jogador da posição. E no primeiro mês, Van Noy cedeu 71,4% dos passes em sua direção e 79,7 das jardas em sua cobertura.
No segundo mês, o número de passes cedidos caiu para 55% e de jardas na cobertura, caiu para 54%.
O Front 7 dos Pats se manteve estável, com 8 sacks e 41 hurries nos quatro primeiros embates, para 8 sacks e 40 hurries nos quatro jogos seguintes.
Em suma…
A defesa dos Patriots ainda não está ideal, mas apresentou significativa melhora desde o começo da temporada. Vem se mostrando pouco mais confiável jogo após jogo no melhor estilo “bend but don’t break”, como foi dito no podcast dessa semana.
Faltam melhorias para chegar ao nível da defesa de 2016. Se essa é uma unidade que consegue ganhar o Super Bowl, só o tempo dirá. Porém, é inegável que estamos no caminho certo.

Acompanhe o Patriotas no facebook e no twitter. Vem com a gente!