A nevasca que mudou para sempre a história dos Patriots

história dos patriots

25 de janeiro de 2000. Provavelmente você não faz noção do que essa data significa para a história dos Patriots, e não há nada de errado nisso, afinal, ninguém imaginava que uma nevasca mudaria o rumo da franquia.

Entretanto, antes de chegar a essa data, é preciso voltar cerca de 20 dias para compreender o contexto. No dia 03/01/2000, o lendário técnico Bill Parcells, que estava nos Jets, anunciou sua aposentadoria da NFL, ativando automaticamente uma cláusula estabelecida no contrato do seu até então assistente e coordenador defensivo, Bill Belichick, que o tornaria o novo head coach de New York.

No dia seguinte, foi agendada uma entrevista coletiva na qual o mundo inteiro esperava que fosse para anunciar que Belichick seria promovido. Só esqueceram de combinar com o próprio Bill. Em um ato completamente surpreendente, Belichick revelou que estava se demitindo do posto de head coach dos Jets!

Tal atitude drástica tomada por Belichick teve dois principais motivos: primeiramente, ele possuía atritos e uma relação turbulenta com os donos dos Jets, e, em segundo lugar, o interesse dos Patriots no seu trabalho. E é ai que entramos.

Após demitir Pete Carroll, Robert Kraft foi atrás de Belichick, que teve passagem na franquia em 1996, para o cargo vago de head coach. Todavia, New York não permitiu qualquer aproximação de New England, ignorando o pedido de Kraft para entrevistar Bill, alegando que ele estava sob contrato.

Com Belichick se demitindo dos Jets, que ao mesmo tempo o impedia de ir para os Pats, o caso ganhou contornos judiciais, no qual o pedido de Belichick de uma ordem de restrição temporária para assinar com outro time foi negada, dando então vantagem para os Jets, os quais ficaram com o futuro de Bill nas suas mãos, ou melhor, na de Parcells, que após se aposentar continuou como consultor.

Devido ao litígio, e com o mercado ficando mais escasso, Robert Kraft se encontrava pressionado para definir logo a situação de head coach da franquia, já que não havia perspectiva de quando o caso de Belichick iria resolver.

Procurando alternativas, Kraft se impressionou com o na época coordenador defensivo dos Jaguars, Dom Capers, e as especulações apontavam que a chance era alta dele ser contratado. Para intensificar os laços, os Patriots agendaram uma entrevista com Capers para o dia 25 de janeiro de 2000, no entanto, devido a uma forte nevasca que atingiu a costa leste dos Estados Unidos a entrevista teve que ser adiada.

Nesse mesmo dia, Robert Kraft, no seu escritório, recebeu uma ligação, na qual a pessoa do outro lado se apresentou como “Darth Vader”. Adivinha quem era? Isso mesmo, Bill Parcells, informando que estava disposto a negociar uma troca para enviar Belichick aos Patriots!

No dia seguinte, New England até chegou a entrevistar Capers, mas já era tarde demais. Com a possibilidade de contratar Belichick em jogo, Kraft não conteve esforços e em 27 de janeiro fechou uma troca por Bill, enviando um pacote de escolhas de Draft para os Jets, incluindo uma de primeira rodada. Certamente, um dos melhores negócios que fez na vida!

Em entrevista ao documentário “30 for 30: The Two Bills”, da ESPN, Kraft revelou que se o imbróglio entre Jets e Belichick tivesse durado mais 24 horas ele teria contratado Capers.

“Nós estávamos brincando com fogo ali, pois estava todo mundo se preparando para contratar e agir, e eu estava impressionado com o técnico Capers e iria contratá-lo. As vezes você só tem que manter a calma e cruzar os dedos.”

Portanto, caso a entrevista de Capers tivesse ocorrido no dia marcado, possivelmente ele teria sido o novo head coach dos Patriots, e não Belichick. Já imaginou se isso realmente acontecesse? Pois é, olha o que uma nevasca é capaz de fazer!

Por fim, a título de curiosidade, Don Capers chegou a treinar New England em 2008, como coach da secundária e assistente especial. Ele foi campeão do Super Bowl XLV pelos Packers, onde trabalhou como coordenador defensivo de 2009 a 2017. Atualmente, Capers é assistente de defesa dos Vikings.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 2 comentários

  1. A nevasca era um sinal… “The winter was comming” … Engraçado que quem deu inicio ao império do mal … foi Darth Vadder Parcells. kkkk

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.