Pick-six de Tom Brady nos segundos finais. Drop crucial de Julian Edelman. Turnover não capitalizado. Três corridas seguidas paradas na porta da endzone adversária. A derrota para o Tennessee Titans que eliminou o New England Patriots da temporada 2019 foi um reflexo contrário da dinastia comandada por Belichick desde 2001. E não é uma dinastia qualquer, e sim, a maior dinastia da história dos esportes americanos. De longe.
Escrevo esse texto aproximadamente uma hora após o relógio zerar e New England dar adeus ao sonho do bicampeonato consecutivo. A dor, obviamente, é muito grande. Acompanho os Patriots com afinco desde 2012/2013, e essa, no que tange à campanha, foi a pior temporada que vi. Um 12-4 com eliminação no Wild-Card. Para um torcedor de outra equipe, pode até soar cômico, tendo em vista que muitos times sequer chegaram aos playoffs nesse período. Contudo, para mim, torcedor dos Patriots, é uma tristeza profunda.
Profunda mais pelo o que esse adeus “precoce” pode acarretar do que pela eliminação em si, afinal, devido ao desempenho na temporada regular, dificilmente os Patriots faturariam outro Super Bowl. A NFL é a liga mais equilibrada do mundo e mesmo assim os Pats chegaram à quatro finais nos últimos cinco anos, algo raríssimo, ainda mais na Era salary cap. Portanto, não sou pedante ao ponto de desmerecer essa franquia que tanto me dá alegria por não ter conseguido ser campeã novamente, como se fosse fácil. Todavia, o que mais me consome é o sentimento de que esse “conto de fadas” possa ter chegado ao fim com um desfecho trágico.
Certamente os Patriots passarão por reformulações, do elenco à comissão técnica. Brady, McCourty, Thuney, Van Noy, entre outros, serão free agents. Nick Caserio, o GM “de facto” tem seu contrato expirando ao fim do Draft, e Josh McDaniels é o candidato mais cobiçado para se tornar head coach novamente. Porém, para ser sincero, entre todos esses nomes, só um tira meu sono: Tom Brady.
Em entrevista pós-jogo, o camisa 12 disse que é muito improvável que se aposente, no entanto, deixou em aberto se continuará nos Pats. Apesar de nitidamente ter jogado abaixo do que estamos acostumados nesse ano, eu simplesmente não consigo sequer imaginar a possibilidade de Brady atuar em outro uniforme. Me dá calafrios.
Tom Brady não é apenas um jogador de futebol americano. Não é apenas o maior vencedor de todos os tempos. Não é apenas o GOAT. Tom Brady é a razão de eu e você sermos apaixonados pelo Patriots. É a razão de começarmos a acompanhar esse time 24h por dia, seja em janeiro nos playoffs, seja em julho no training camp. É a razão de ficarmos acordados até de madrugada tendo que acordar 6h da manhã para estudar/trabalhar. É a razão do nosso coração bater mais forte a cada snap. E ele não merece esse fim nos Patriots.
Este post tem 9 comentários
BB
5 jan 2020Eu também não consigo imaginar o Brady usando outro uniforme, mas sempre que os jornalistas perguntam se ele vai se aposentar, ele diz que não… Acho que talvez ele queira sair dos Pats…
Giants? Será? Eu não sei nada sobre os Giants. O “coach” deles é bom? Vcs acham que o Belichick poderia ir para os Giants com o Brady?
Marcos Hilton
5 jan 2020Essa dor dos torcedores é o que torna esse vexame ainda mais saboroso! Go Packers!
Leda
5 jan 2020Perfeito, parabéns. Brady não continua so se o Kraft for louco. Não tem sucessor, não tem outro ídolo que traga multidões aos jogos. Brady ainda é a camisa mais vendida na NFL. O retorno financeiro ainda é muito grande. Precisa um tempo para formar outro ídolo.
Arthur Cunha
5 jan 2020Obrigado!!!
CARLOS CACO
5 jan 2020Excelente! Dolorido. E, continua Brady, nos Pats
Margareth Duarte
5 jan 2020Que post lindo!!! Parabéns !!! Me emocionou porque você colocou minhas emoções no seu texto … tudo aquilo que sinto e amo nesse time você traduziu para mim…. assim como você, Brady foi quem me fez me apaixonar pela NFL, e pelo Pats, claro, num país eminentemente do futebol … segunda/quinta e domingo, meus melhores dias da semana … Pats, seu time lindo… obrigada por me despertar essas emoções por um esporte que me encanta a cada ano!!! E que sejam feitas as vontades de todos …. sem Brady ou com Brady() , Pats até o fimmmm… 2020 estaremos juntos de novo!!!
Arthur Cunha
5 jan 2020Obrigado pelo elogio!!!
Maria
5 jan 2020Não queria vê-lo em outro uniforme, mas se o Pats não quiser renovar ele jogará pois não vai se aposentar agora. Enfim, obrigada por tudo Brady, espero que aposentem sua camisa, façam homenagem no estádio lotado de novo, melhor ídolo não poderíamos ter, muita gratidão por ter te acompanhado.
Leda
5 jan 2020P.S. Com não tenho twitter, deixo aqui meu reconhecimento e agradecimento ao fantástico trabalho de vocês, sempre nos informando e ensinando mais desse nosso esporte favorito !