AFC East não tem a mesma paridade das demais divisões da NFL?

Edelman

A NFL procura manter um conceito de que existe paridade na liga, vendendo a ideia de que todas as equipes tem uma chance. O objetivo é  que todas os times possam vender seus ingressos e encher os estádios. Mas parece que esse conceito de igualdade não se aplica na AFC East.

AFC East é divisão mais desigual da NFL

As ligas esportivas norte-americanas procuram manter o máximo de equilibro entre os seus times. Elas fazem isso para não ter times muito ricos e poderosos que dominam a liga e outros times muito fracos que nunca terão chance de ser campeões. A NBA e a MLB tem esse tipo de mecanismo, mas a NFL tem os mecanismos mais rígidos, muito mais que as demais ligas. Por exemplo no Draft da NFL  sempre o pior time tem a primeira escolha, coisa que não acontece na NBA. O teto salarial é rígido não podendo ser ultrapassado de maneira alguma, já na MLB nem existe teto salarial e na NBA o teto salarial pode ser ultrapassado.

Mesmo a NFL tendo esses mecanismos rígidos para que haja um equilíbrio na liga, na divisão leste da AFC ele simplesmente não existe.

Como observado por Peter King, da NBC, no Football Morning in America, a teoria não se aplica à AFC East, e os números mostram que os Patriots simplesmente dominam a sua divisão.

tabela AFC east e NFC South
Comparação entre a AFC East e NFC South.

Comparando os números de 2003 a 2017, os Patriots estão 80 jogos na frente do seu rival mais próximo, os Jets.

New England tem um recorde de 189 vitórias e 51 derrotas, vencendo 14 dos 15 títulos da divisão. Os Jets estão 109-131 no mesmo período, os Dolphins 106-134 (com um título de divisão) e os Bills 102-138.

Isso significa que os Jets podem empatar com os Patriots em número de vitórias nos próximos cinco anos, contanto que tenham 80 vitórias e nenhuma derrota e os Patriots não ganhem nenhum jogo e percam 80.

Compare esses números com os da NFC South, onde o conceito de paridade é real e um único jogo separa o time que tem mais vitórias daquele que está em segundo e terceiro.

No mesmo período de 15 anos, os Saints tem o recorde 131-109, os Panthers estão com 130-109-1, os Falcons estão com 130-110 e os Buccaneers estão em ultimo com 95-145.

Mas mesmo os Bucs ganharam um par de títulos de divisão durante esse período (os Panthers lideram com cinco, e os Falcons e Saints têm quatro cada).

Peter King conclui:

“Confira as últimas 15 temporadas em duas divisões da NFL. A NFC South define paridade na última década e meia; a AFC East ri disso.”


O Patriotas está diariamente trazendo todas as atualizações do time em tempo real no Twitter.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 3 comentários

  1. Importante ressaltar que o ano que o Patriots não ganhou a divisão foi o ano que o Brady se machucou. Tendo um Brady no time, como fazer para deixar a divisão competitiva? Complicado.

    1. Verdade, nunca houve um teve time com tanta dominância quanto os Patriots nas ultimas décadas.

    2. Mas também os outros três, nesse tempo, nunca tiveram um QB de elite. Difícil competir com Chad Pennington, Marc Sanchez, Ryan Fitzpatrick, Chad Henne, Jay Cutler, Tyrod Taylor etc etc, contra Brady. Acredito que Sam Darnold e Josh Allen deixarão a divisão mais competitiva, ainda mais considerando que Brady não joga muito tempo mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.