AFC x NFC: quem tem vencido o duelo?

AFC

O sucesso dos Patriots na última década e meia é sem precedentes na história da NFL. Ano após ano, o time sempre está nos playoffs e constantemente disputa a final da AFC.

Desde que Tom Brady assumiu como quarterback, são 5 títulos do Super Bowl.

Diante desse sucesso é comum ver detratores alegarem que a AFC é uma conferência mais fraca que a NFC. Seria isso verdade?

AFC x NFC: quem tem vencido o duelo?

Se você acompanha a NFL há certo tempo, certamente já ouviu que os Patriots são beneficiados pelo fato de a AFC ser uma conferência mais fraca que a NFC.

Alega-se que se New England disputasse a NFC, não teria obtido o sucesso conquistado nos últimos 15, 16 anos.

A fim de tirar essa dúvida, fomos buscar alguns números dos confrontos entre AFC e NFC de 2001 até 2016, período em que os Patriots tiveram Brady como titular.

Entre os anos de 2001 e 2016, houve 1.032 confrontos entre equipes das conferências americana e nacional, com 544 vitórias da conferência americana e 488 triunfos da conferência nacional.

No mesmo período, foram disputados 16 Super Bowls. Destes, 10 foram vencidos por equipes vindas da conferência americana, incluindo 4 dos últimos 5 campeões.

Trazendo o enfoque mais especificamente para os Patriots, desde 2001 os Patriots têm o recorde de 56-15 contra a NFC (78,9% de aproveitamento), enquanto seu retrospecto contra a AFC é de 165-54 (75,3% de aproveitamento).

O aproveitamento dos Patriots tem sido melhor contra a NFC do que contra a AFC.

Já quando analisamos os números apenas dos jogos disputados por Brady, o quarterback possui um aproveitamento de 76,6% contra a conferência nacional, e de 74,4% contra a conferência americana.

Em suma, qualquer que seja o enfoque escolhido (seja do ponto de vista dos Patriots, seja do confronto direto entre as duas conferências), não há dúvidas em se afirmar que nos últimos 16 anos, a AFC tem sido a conferência mais forte.


Agradecimentos aos perfis @PatriotsSB49 e @DeeepThreat pelas estatísticas.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Excelente texto e uma ótima pesquisa, parabéns pelo trabalho Sidney e galera do Patriotas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.