Analisando a Jogada: Ataque com 2 running backs

Rex Burkhead Running backs Marcus Cannon Ataque Patriots

Quando a decisão de Belichick de ficar somente com 3 wide receivers no elenco foi definida, já imaginávamos (e até falamos no Podcast Patriotas) que o uso dos running backs seria grande. Vamos analisar agora como eles foram usados, não no passe, mas de uma forma bem inteligente para a corrida.

Analisando a Jogada: Ataque com 2 running backs

Como sempre, separamos as imagens para vocês com os destaques no que fizeram em campo.

Antes do snap, a formação é com James White como RB e Burkhead como um recebedor no lado direito.

Na imagem, vemos que Brady movimenta White para o slot do lado esquerdo e dessa forma traz o linebacker que estava na marcação inicial com ele.

Após isso, mais uma movimentação, trazendo agora Burkhead para alinhar como running back. Isso faz com que o seu marcador original, um corner, acompanhe Rex.

Com isso, temos White sendo marcado por um linebacker (verde), um jogador mais pesado fora do box (área em frente da OL) e Burkhead sendo marcado por um cornerback (rosa), um jogador mais leve, dentro do box.

Um terceiro destaque vale para Hogan que tem seu marcador (azul) bem atrás.

A jogada sai e Brady entrega para a corrida de Rex Burkhead. Imediatamente vemos que Hogan ataca o cornerback que foi para o box por causa da movimentação.

Situação bem mais tranquila, já que temos um box mais leve e normalmente um wide receiver tem mais eficiência bloqueando um cornerback do que um linebacker, por causa da diferença de peso.

Veja nessa última imagem como isso realmente é favorável para Chris, já que quando a jogada acaba com Burkhead (rosa) caído perto da linha de first down, ainda temos Hogan fazendo o bloqueio no defensor.


Brady e McDaniels usaram diversas formações com os dois running backs em campo e também abusando de outras posições.

Apesar de termos de início uma curiosidade em como o uso desses RBs nos daria vantagem no jogo aéreo, vemos aqui que até mesmo no jogo corrido, eles conseguiram aproveitar da situação e tirar a defesa de Houston da zona de conforto.

Nós estamos também no instagram! Vem com a gente!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.