Analisando a jogada: Cam Newton contra a defesa

Cam Newton Panthers Defesa Hightower Patriots

Hora de analisarmos mais uma jogada feita pelo nosso New England Patriots nesta pré-temporada 2018. Desta vez, veremos como Cam Newton conseguiu converter uma terceira para cinco em cima da nossa defesa.

Analisando a jogada: Cam Newton contra a defesa

Situação do jogo: Panthers vencendo por 6×3 no segundo quarto da partida, com 1 minuto e 24 segundos para o intervalo. A bola estava na linha de 39 jardas do campo de defesa deles e precisavam de uma conversão de 5 jardas na terceira descida.

Nossa defesa estava bem mista em campo. Estávamos com somente 3 jogadores na DL, Shelton no meio, Grissom na esquerda e Trent Harris na direita. Tinhamos somente 2 linebackers, Hightower e Bentley.

Na secundária estavam, Damarius Travis como CB da direita, Gilmore na esqueda, Rowe como slot e 3 safeties em campo. Chung mais fechado, Jason McCourty e Duron Harmon bem no fundo do campo.

Note como no pré snap, Hightower e Bentley fingem que vão subir para a blitz e estão junto com a DL. Chung também se mostra mais fechado, Todos dentro da linha de 5 jardas (linha amarela do first down).

Sai a jogada e somente os 3 DLs vão para cima de Cam Newton. Bentley e Hightower (cor verde) recuam. O mesmo acontece com Chung.

Note como Gilmore e Rowe no lado esquerdo estão grudados nos recebedores e na direita acontece o mesmo com Damarius Travis. Claramente orientados a pressionar a saída deles com contato dentro das 5 jardas.

Jason McCourty está com sua atenção 100% voltada no recebedor que está com Travis. Chung de olho no recebedor da esquerda que não tem marcação. O mesmo faz Hightower.

Bentley está cuidando do que fará o RB. Neste momento ainda não se sabe se ele irá ajudar a linha ofensiva ou se vai de fato sair para a rota.

Neste frame, vemos que a defesa estava toda em cover (cobertura). Bentley e Hightower protegem o first down (verde).

A infiltração de Grissom por fora (circulo verde) deixa um espaço grande para Newton trabalhar, tanto no passe quanto na corrida, que é uma das suas grandes armas.

E é o que acontece. Cam utiliza o espaço para avançar, mas não para ganhar jardas e sim para movimentar a defesa de New England.

Hightower e Grissom avançam para tirar tempo do QB (circulo verde), Gilmore e Chung se mantém na sua área (circulo rosa), que neste momento possui recebedores. Gilmore, além de cuidar da sua área, está de olho para ver se precisará avançar e conter a corrida de Newton.

Quem bobeia na jogada é Eric Rowe (circulo laranja) que ocupa praticamente a mesma área de Gilmore e deixa um espaço grande no meio (retângulo azul).

Se já tínhamos 2 jogadores indo para cima de Newton, com Gilmore cuidando da área mais próxima. Rowe, que saiu no slot, deveria estar mais para dentro do campo protegendo o local onde exatamente não tem ninguém.

O recebedor de Carolina percebe o erro da defesa e se desloca para lá para receber e conquistar o first down.

Newton estava pressionado e as outras opções dele bem marcadas (círculos rosa). Restou somente a área azul onde ninguém ocupou!

Você pode ver a jogada toda aqui, a partir de 4 minutos e 12 segundos do vídeo.


Nós somos apaixonados pelos Patriots e estamos diariamente trazendo notícias sobre a equipe de New England, tanto no Twitter quanto no Instagram.

Gosta da nova coluna Analisando as Jogadas? Deixe seu comentário para sabermos que devemos continuar! 🙂

Aproveite e veja a análise do Screen Pass que fizemos da semana passada.

Foto da capa: Patriots.com

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.