Analisando os problemas de Cam Newton – parte 2/3

Cam Newton

Hoje daremos sequência à série que vem analisando os principais problemas que fazem com que Cam Newton não esteja jogando no nível esperado, capaz de levar o ataque dos Patriots a ter sucesso.

É hora de falar sobre problemas em suas tendências e mecânicas.

Analisando os problemas de Cam Newton – parte 2/3

Cam Newton segue sendo o titular dos Patriots mesmo após duas péssimas partidas contra Denver Broncos e San Francisco 49ers.

A confiança demonstrada por Bill Belichick é importante, mas não significará nada a longo prazo caso o quarterback não apresente uma rápida evolução no seu jogo.

Boa parte disso passa por problemas que são corrigíveis.

Mecânicas e tendências

Cam Newton nunca foi o quarterback mais técnico do mundo em termos de mecânicas. Seu tempo como titular do Carolina Panthers mostrou isso em várias oportunidades.

A comissão técnica dos Patriots tentou trabalhar isso na offseason, mas o que vimos, principalmente nos dois últimos jogos, é um quarterback cuja mecânica de passe não ajuda na precisão, ainda que tenha havido uma pequena melhora em relação ao jogo contra Denver.

Vendo Newton nos Patriots, é comum vermos lançamentos em que o quarterback não está bem posicionado, com os pés plantados e realizando toda a mecânica corporal para possibilitar bons passes.

Na derrota frente aos Broncos, na maioria dos passes, vimos Cam não estar com os pés plantados, frequentemente lançando passes com o peso do corpo apoiado no pé de trás.

Além disso, o pé da frente (o esquerdo no caso do quarterback destro) muitas vezes está paralelo à linha de scrimmage, e não em direção ao alvo, como seria o correto.

Isso ficou claro em um lance na partida contra Denver em que Demiere Byrd bateu o cornerback em sua rota, e o touchdown só não aconteceu por que o passe não teve força suficiente. Nesse jogada, Cam Newton lançou com uma péssima mecânica, e seu pé esquerdo estava apontando para a sideline.

Instagram Fã Clube Patriotas

Falando agora sobre tendências, uma em particular tem incomodado muito e sem explicação aparente: Cam Newton não lança bolas para o lado direito.

Até a partida contra os Broncos, incríveis 88% dos passes lançados por Newton na temporada foram direcionados ou ao meio do campo ou ao lado esquerdo, restando apenas 12% dos passes para o lado direito.

Contra Denver, Cam lançou apenas 2 bolas para o lado direito: uma de suas interceptações e o passe incompleto para N’Keal Harry no final do jogo.

Na derrota humilhante para os 49ers, Cam Newton não lançou nenhum passe para o lado direito!

Se nós que acompanhamos os Patriots de longe percebemos essa tendência, obviamente os coordenadores defensivos adversários também perceberam, e o fato de Cam continuar “esquecendo” um dos lados do campo deixa o trabalho das defesas oponentes muito mais fácil.

Amanhã retornaremos com o terceiro e último post de análises sobre os problemas de Cam Newton, não perca!


Imagem de capa de autoria de David Butler II-USA TODAY Sports.

Clique aqui para seguir o Patriotas no Instagram.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Ótimas análises !

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.