Análise: Patriots 27 x 6 Texans

O New England Patriots entrou em campo neste domingo muito pressionado pelas derrotas nos últimos dois jogos. O adversário, o Houston Texans, que vinha crescendo e tentando tomar a liderança da fraca AFC Sul.

Mesmo ainda desfalcados, os Patriots dominaram a partida desde o início e venceram por 27 x 6. Como aparentemente não podemos ter uma semana tranquila, vários titulares deixaram o jogo por contusão.

Análise: Patriots 27 x 6 Texans

ATAQUE

Diferentemente do que aconteceu na semana anterior contra os Eagles, o ataque dos Patriots fez uma partida segura, sem erros. Com isso, a defesa dos Texans, que vinha de boas partidas, teve dificuldades para segurar Tom Brady e companhia.

Brady fez um bom jogo, distribuindo bem a bola e capitalizando nas oportunidades em que o time chegou à redzone adversária.

Dessa vez, o peso da vitória não ficou só nas costas de Brady, já que os Patriots tiveram um bom jogo terrestre. Dois jogadores correram para mais de 50 jardas cada (Blount e Bolden).

LeGarrette Blount correu bem até sentir uma lesão no quadril que o retirou da partida. Seu substituto foi Brandon Bolden, que correu com força e determinação e ajudou muito o time.

Nunca é demais lembrar que um ataque unidimensional se torna previsível e mais fácil de marcar. Quando corridas e passes se complementam, a defesa adversária tem mais trabalho para parar o ataque.

O ataque de “futebol complementar”, como gosta de dizer Bill Belichick, ajudou a frear o espetacular JJ Watt. Ele realmente não consegue produzir quando enfrenta os Patriots.

Muitos achavam que seria um baile de JJ Watt em cima de Marcus Cannon. No entanto, sozinho ou com ajuda, Cannon fez um ótimo trabalho e Watt fez, segundo o Pro Football Focus, sua pior partida desde seu ano de calouro.

No jogo aéreo, o principal alvo de Brady foi Rob Gronkowski.

Muito se especulou durante a semana se ele jogaria. Gronk não só jogou (ainda que com snaps limitados) como foi decisivo, segurando um dos dois passes para touchdown lançados por Brady.

Os destaques negativos foram a completa ausência do tight end Scott Chandler e mais uma partida com “drops” de Brandon LaFell. As partidas decisivas dos playoffs se aproximam, e erros como os que LaFell vem cometendo podem custar caro contra adversários mais poderosos.

Patriots 27 x 6 Texans
Jogo terrestre não foi espetacular, mas ajudou muito o ataque.

DEFESA

A defesa dos Patriots fez mais uma partida espetacular. Se contra os Eagles na semana anterior a unidade cedeu apenas dois touchdowns, contra os Texans não cedeu nenhum! Foram apenas seis pontos anotados pelo time de Houston.

O front seven continua espetacular, e com a colaboração de vários jogadores.

Jabaal Sheard vem se mostrando o melhor free agent contratado pelos Patriots na última offseason. Foram dois “strip sacks” (sack + fumble forçado) e muita pressão em cima de Bryan Hoyer.

O interior da linha também foi muito bem, e Alan Branch, Malcom Brown e Akeem Hicks foram uma força.

É muito bom poder dizer que Jerod Mayo vem crescendo a cada jogo. Ontem foi talvez sua melhor partida da temporada. Foram vários tackles importantes, inclusive atrás da linha de scrimmage. Quando Hightower estiver de volta, nosso trio de linebackers vai ser digno de pagar para ver.

A secundária dos Patriots pela segunda partida consecutiva cedeu menos de 200 jardas ao quarterback adversário. Todos os jogadores foram bem, mas os destaques foram Logan Ryan e Malcom Butler.

Butler cedeu uma longa recepção a Nate Washington no início da partida. Mas, como de costume, cresceu após o erro e dominou o confronto com Washington no restante da partida.

Já Logan Ryan, que havia praticamente apagado Demarius Thomas há duas semanas, fez um excepcional trabalho contra Deandre Hopkins, um dos melhores wide receivers da NFL em 2015.

Já o recém-chegado Leonard Johnson entrou em campo na sua primeira semana com o time e fez uma bela partida, principalmente no slot.

Patriots 27 x 6 Texans
“Front 7” dos Patriots é especial.

SPECIAL TEAMS

Mais uma vez nossos times especiais cometeram um erro que poderia ter custado caro. Novamente, um fumble em um retorno de punt, dessa vez de autoria de Keshawn Martin. Sorte nossa que os Texans sofreram um turnover on downs e não capitalizaram sobre nosso erro.

Apesar do erro, Martin fez uma bela partida em retornos de punts e kickoffs, colocando o ataque dos Patriots em ótimas posições de campo.

Patriots 27 x 6 Texans
Keshawn Martin sofreu um fumble, mas conseguiu bons retornos para os Patriots.

DESTAQUES

Tom Brady (quarterback): 22/30, 226 jardas e 2 TDs.

Rob Gronkowski (tight end): 4 recepções para 87 jardas 1 TD.

Logan Ryan (cornerback): praticamente anulou Deandre Hopkins.

Jabaal Sheard (defensive end): 2 strip sacks.

Patriots 27 x 6 Texans
Jabaal Sheard tem sido uma força na defesa dos Patriots.

First Downs: 18 (7 corridas / 11 passes / 0 faltas) | Terceira Descida: 7/16 (43%) | Total de Jardas: 313 (116 correndo / 197 passando) | Faltas: 6 (46 jardas) | Touchdowns: 3 (1 correndo / 2 passando / 0 retorno) | Field Goal: 2-2 (100%) | RedZone: 3/3 (100%) | Pontuação Final: 27 pontos | Tempo de Posse: 35:14 min.

Patriots 27 x 6 Texans
Gronk, mesmo não estando 100%, é uma arma poderosa.

Se a vitória foi ótima, por tirar o peso das duas últimas derrotas e levantar o ânimo do time, a rodada foi sensacional, já que Bengals e Broncos, nossos adversários pela seed #1, perderam na rodada.

Com isso, os Patriots retomaram a ponta da AFC, e dependem apenas de si para conquistar a folga na primeira rodada e o mando de campo nos playoffs.

Na próxima rodada os Patriots farão seu último jogo em casa na temporada, quando receberão o Tenessee Titans. Os Titans fazem uma péssima campanha e tudo indica que os comandados de Belichick sairão com uma vitória sem muitos sustos.

Precisamos vencer esse jogo, pois logo após encerraremos a temporada regular com dois confrontos dentro da divisão, e ambos fora de casa: Jets e Dolphins.

As lesões não param de sangrar o time, e dessa vez Devin McCourty, Dominique Easley, LeGarrette Blount e Jonathan Freeny saíram contundidos. Ao que tudo indica as lesões não são graves, mas esses jogadores poderão perder algumas partidas nessa reta final.

Não esqueçam que quarta-feira tem Podcast Patriotas, onde traremos mais detalhes sobre a vitória contra os Texans, além de informações sobre os jogadores lesionados.

Até a próxima!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.