Análise: Patriots x Texans

No Divisional Round da temporada 2016, o New England Patriots recebeu o Houston Texans no Gillette Stadium, no confronto entre o grande ataque dos Patriots e a ótima defesa dos Texans.

Apesar de a atuação de New England ter estado longe da perfeição, os Patriots venceram com certa folga e avançaram para a final da Conferência Americana.

Análise: Patriots x Texans

Ataque

Primeiramente, uma ótima notícia: o wide receiver Danny Amendola retornou aos gramados após perder vários jogos por lesão. Esperamos que ele seja de grande ajuda no restante dos playoffs.

Como tem sido costumeiro após bye weeks (veja aqui), os Patriots não conseguiram o mesmo nível de excelência no ataque demonstrado na temporada regular.

Após abrirem 14×3 com um touchdown do ataque e outro dos times especiais, os ajustes da defesa dos Texans funcionaram e o ataque dos Patriots empacou pelo restante do primeiro tempo.

A equipe de Houston encheu as zonas mais próximas da linha de scrimmage com jogadores na cobertura, tirando dos Patriots boa parte de suas rotas favoritas.

Apesar de alguns bons lançamentos principalmente para Edelman e Hogan, Brady não esteve em um de seus melhores dias.

O pass rush dos Texans foi implacável, usando de criatividade para causar problemas principalmente no interior da nossa linha ofensiva, como, por exemplo, colocando o linebacker Withney Mercilus sobre o center David Andrews, utilizando da agilidade ao invés da força.

Somando a boa marcação ao pass rush implacável, a taxa de acerto de passes de Brady caiu. Não foi um dos melhores jogos do nosso quarterback, que cometeu alguns erros graves, como veremos logo mais.

Apesar de, como dito, Edelman e Hogan terem sido os principais alvos de Brady, o nome do ataque foi o running back Dion Lewis.

Foram 3 touchdowns de Lewis: um de recepção, um de corrida e um num eletrizante retorno de kickoffs.

Durante boa parte do jogo os Texans estiveram próximos no placar, e a responsabilidade por isso não é apenas de sua ótima defesa.

Os Patriots cometeram muitos erros, os mais graves os dois fumbles cometidos por Dion Lewis e as duas interceptações lançadas por Tom Brady. Nossa defesa ajudou a não permitir que Houston aproveitasse essas oportunidades.

Olhando por um viés mais positivo, mesmo com tantos erros, o ataque dos Patriots conseguiu o maior número de pontos e o segundo maior número de jardas que a defesa dos Texans, uma das melhores da liga, sofreu nesta temporada.

Patriots x Texans
Tom Brady não conseguiu seu desempenho de costume contra os Texans.

Defesa

A defesa dos Patriots fez mais uma boa partida, e durante um período considerável do jogo foi a responsável por evitar que os Texans capitalizassem em pontos os turnovers cometidos pelo ataque patriota.

Não podemos negar que do outro lado não estava um dos melhores quarterbacks da NFL, mas independentemente disso nossa defesa cedeu apenas um touchdown e 285 jardas totais.

Tudo começou no front seven.

Por respeitar o jogo terrestre dos Texans, ou por não respeitar seu quarterback, os Patriots voltaram a jogar basicamente no 4-3, com Hightower, Van Noy e Roberts como linebackers.

Hightower voltou a lembrar o excepcional jogador que todos conhecemos, talvez por não mais sentir resquícios de suas últimas lesões. Van Noy e Roberts ajudaram a formar um trio que deu muito trabalho aos jogadores do ataque de Houston.

No meio da linha, Trey Flowers continua mostrando que é o melhor jogador da linha defensiva (seguido de perto por Alan Branch).

Flowers conseguiu pressionar Osweiler e atrapalhar o jogo terrestre de qualquer das posições que alinhou, seja no interior, seja nas extremidades da linha.

Rob Ninkovich, como é de costume nos playoffs, fez mais uma ótima partida, conseguindo um sack e um desvio de passe que impediu que os Texans convertessem uma terceira descida.

Considerando a idade de Ninko, talvez ter ficado de fora de quatro jogos por suspensão tenha permitido que o jogador chegasse aos playoffs com mais “gasolina no tanque”.

Na secundária, tivemos um show do trio da Universidade de Rutgers. McCourty, Harmon e Ryan conseguiram uma interceptação cada.

Logan Ryan fez mais uma partida impecável e, assim como Hightower, demonstra que as atuações ruins nesta temporada foram derivadas de contusões.

Para não dizer que só houve acertos na secundária, o cornerback Eric Rowe cometeu uma falta pessoal completamente desnecessária, dando de graça um first down aos Texans e permitindo que a equipe de Houston crescesse na partida.

Patriots x Texans
A defesa dos Patriots foi sólida, com destaque para o ótimo jogo do CB Logan Ryan.

Destaques

Julian Edelman: 8 recepções para 137 jardas.

Dion Lewis: 13 corridas para 41 jardas e 1 TD, 2 recepções para 23 jardas e 1 TD, 1 retorno de kickoffs de 98 jardas para TD.

Logan Ryan: 7 tackles, 1 sack e 1 INT.

Patriots x Texans
Apesar de ter cometido 2 fumbles, Dion Lewis foi o destaque ofensivo.

First Downs: 20 (6 corridas / 12 passes / 2 faltas) | Terceira Descida: 5/14 (35%) | Total de Jardas de Scrimmage: 377 (98 correndo / 279 passando) | Faltas: 5 (50 jardas) | Touchdowns: 4 (1 correndo / 2 passando / 1 retorno) | Field Goal: 2-2 (100%) | RedZone: 3/4 (75%) | Pontuação Final: 34 pontos | Tempo de Posse: 27:30 min.

Patriots x Texans
Contra os Texans, Danny Amendola retornou após longa ausência.

Com a vitória, os Patriots avançaram para sua 6ª final consecutiva da AFC, recorde da NFL. O adversário será o Pittsburgh Steelers, com seu ataque recheado de talentos.

As equipes já se enfrentaram na temporada regular, porém aquele jogo não pode ser utilizado como parâmetro, já que os Steelers não puderam contar com Big Bem.

Os muitos erros cometidos contra os Texans devem fazer com que os jogadores dos Patriots cheguem a essa final de conferência querendo mostrar que são melhores do que aquilo que apresentaram, então dificilmente cometerão tantos equívocos quanto no Divisional Round.

Apenas uma vitória nos separa do Super Bowl LI.

Que venham os Steelers!


Todas as imagens foram retiradas do site oficial dos Patriots.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.