Ataque aéreo e defesa garantem triunfo sobre os Raiders

No momento da divulgação da tabela da temporada 2017, um dos jogos mais aguardados era Patriots x Raiders no México.

A ascensão da franquia de Oakland após draftar a dupla Derek Carr/Amari Cooper seria testada contra a equipe que parece estar de forma permanente entre as melhores da NFL.

O que se viu no México, entretanto, foi um monólogo dos Patriots, que dominaram os Raiders em todas os lados da bola para vencer com facilidade por 33 x 8.

Ataque aéreo e defesa garantem triunfo sobre os Raiders

Ataque

Falávamos antes da partida que o ataque dos Patriots deveria ter uma tarde produtiva contra a defesa dos Raiders, que vinha sofrendo bastante na temporada.

A lesão do cornerback David Amerson acentuou ainda mais os problemas da defesa aérea de Oakland, e os Patriots comandaram as ações.

Utilizando-se primordialmente do jogo aéreo, os Pats foram um desafio grande demais para a defesa de Oakland.

O crédito pela performance avassaladora pertence principalmente a quatro jogadores: Brandin Cooks, Dion Lewis, Danny Amendola e, claro Tom Brady.

Brady teve talvez sua melhor partida da temporada.

Completando incríveis 81% dos passes tentados (30 de 37), Brady obteve conexões com 8 recebedores, deixando a defesa dos Raiders sem resposta para tantas armas ofensivas.

Brandin Cooks teve uma atuação explosiva, totalizando 149 jardas, principalmente em duas grandes recepções em que mostrou que sua velocidade é demais para alguns defensores.

Amendola contribuiu, como sempre, com conversões importantes. Danny converteu duas terceiras descidas no drive do primeiro touchdown dos Patriots.

Já Dion Lewis fez de tudo um pouco, e continua jogando no nível mágico que pudemos acompanhar pela primeira vez em 2015.

Com 88 jardas totais (60 terrestres e 28 aéreas), Lewis foi novamente o pesadelo dos linebackers adversários.

O ponto baixo do ataque foi o tight end Rob Gronkowski.

Não se sabe se por méritos da defesa de Oakland (análise sem o benefício do all-22) ou por desenho tático de McDaniels, Gronk não conseguiu se envolver no jogo aéreo e terminou a partida com apenas 36 jardas em 3 recepções.

Na linha ofensiva, tivemos um revezamento na posição de right tackle entre LaAdrian Waddle e Cameron Fleming.

Ambos tiveram a dura tarefa de marcar Khalil Mack, mas com boas atuações e ajuda dos companheiros (Develin e os tight ends), conseguiram um bom resultado, e os Patriots cederam apenas 1 sack.

Raiders
Dion Lewis continua encantando com sua agilidade.

Defesa

A defesa Patriota continua provando que o desastre do primeiro mês da temporada ficou para trás.

Nos últimos 6 jogos, contando a partida contra os Raiders, os Patriots cederam respectivamente 14, 17, 7, 13, 16 e 8 pontos. Não se pode exigir mais que isso.

Desta vez enfrentamos um bom ataque, que vinha de 24 pontos em média nos últimos 3 jogos e conseguiu apenas uma pontuação quando o jogo já estava decidido.

Não foi qualquer ataque que foi dominado pela nossa defesa, mas um que conta com jogadores de qualidade como Marshawn Lynch, Derek Carr, Amari Cooper e Michael Crabtree.

Foram apenas 346 jardas totais dos Raiders.

Os matchups na secundária foram Malcolm Butler x Amari Cooper e Stephon Gilmore x Michael Crabtree.

Os corners de New England venceram o duelo, e os dois recebedores de Oakland totalizaram 79 jardas (28 de Cooper e 51 de Crabtree).

Patrick Chung fez mais uma boa partida, e foi competente limitando o tight end Jared Cook a apenas 36 jardas recebidas.

No front 7, surpreendeu a maior utilização dos linebackers Marquis Flowers e Trevor Reilly, que vinham sendo pouco utilizados na temporada.

A defesa contra o jogo terrestre sofreu bastante no terceiro quarto, mas teve uma partida competente no restante do jogo.

Devemos lembrar que o principal jogador impedindo corridas este ano, Malcom Brown, ficou de fora da partida.

Com a volta de Brown e um possível retorno de Vincent Valentine, que está na injury reserve, a defesa terrestre pode elevar muito seu nível.

O pass rush continuou na média da temporada, ou seja, decepcionando.

Os Patriots conseguiram apenas 1 sack e tivemos novamente jogadas em que nossos pass rushers encostaram no quarterback mas não o derrubaram.

Raiders
Os Raiders têm muitas armas, mas a defesa dos Patriots manteve o controle do jogo.

Times especiais

O grande nome dos special teams dos Patriots foi o kicker Stephen Gostkowski.

Gost acertou os 4 field goals que tentou. Um deles, com a ajuda da altitude da Cidade do México, de impressionantes 62 jardas, melhor marca de sua carreira e da história dos Patriots.

Além disso, Gostkowski mudou a estratégia dos últimos jogos, quando chutava os kickoffs de modo a obrigar os adversários a tentarem o retorno.

Contra o veloz Cordarrelle Patterson, o kicker dos Patriots forçou touchbacks em praticamente todos os kickoffs, evitando que os Patriots tivessem que lidar com o competente retornador.

Raiders
Stephen Gostkowski chutou do próprio campo para anotar o field goal de 62 jardas.

Destaques

Tom Brady: 30/37, 339 jardas, 3 TDs.

Brandin Cooks: 6 recepções, 149 jardas, 1 TD.

Dion Lewis: 10 corridas para 60 jardas; 4 recepções para 28 jardas.

Stephen Gostkowski: 4-4, incluindo um FG de 62 jardas.

Defesa: limitou um bom ataque a apenas 8 pontos.

Raiders
Brandin Cooks “explodiu” para 149 jardas e 1 touchdown.

No próximo domingo, os Patriots voltam a enfrentar um rival de divisão: o Miami Dolphins.

O time não se pode deixar enganar pela má campanha dos Dolphins, afinal, jogos de divisão trazem o componente extra da rivalidade e geralmente vemos confrontos equilibrados.

Traremos todos os detalhes desse jogo no decorrer da semana.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Eu não acho justo falar que o Gronk foi mal, ele em campo abre espaça para todos os companheiros, é muito comum nós vermos um jogador do Patriots receber a bola com 10 jardas de distancia de um adversario e não entender como isso ocorreu, quando vemos a camera aberta, 3 jogadores tentando cobrir o Gronk, ontem não foi diferente.
    Reparem no TD do Amendola, quantos jogadores estão preocupados com o Gronk deixando um CB de baixo nivel mano a mano com Danny.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.