Ainda antes do início da temporada, nós aqui do Patriotas prevíamos um ataque aéreo bastante dinâmico de New England em 2017. Mesmo com a ausência de Julian Edelman, Brady tinha em suas mãos um grupo talentoso que tudo levava a crer que a bola seria espalhada entre os recebedores.
E foi assim que a temporada começou. Nós até fizemos esse texto aqui, mostrando como de fato o ataque aéreo de New England se comportava desta forma.
Ataque aéreo se torna o ataque Gronkowski
Distribuição das jardas
No primeiro mês, tivemos uma média de 4.2 jogadores por jogo sendo responsáveis por 10% ou mais das jardas produzidas do ataque.
No mês seguinte, esse número teve uma pequena queda e virou 3.7 jogadores com 10% ou mais.
O terceiro mês de jogos, ou seja, nas partidas de número 10, 11, 12 e 13, apenas 2.5 jogadores em média chegaram na porcentagem.
O número melhorou um pouquinho nos dois últimos confrontos e 3 recebedores atingiram 10% ou mais.
Maior responsável por jardas
Olhando a tabela, vemos outro dado interessante que mostra como o ataque aéreo vem aos poucos, sendo focado em menos jogadores.
Amendola foi a maior porcentagem no primeiro mês responsável pelas jardas de uma partida com 37% delas.
Número parecido, 36%, foi Cooks no mês seguinte, onde na partida contra os Jets, foi o momento em que mais jardas Brady passou para um jogador naquela janela de jogos.
Esse número cresce bastante a partir dali, já que Rob Gronkowski passa a ser o grande responsável por jardas e assume 57% delas como ponto mais alto do terceiro mês e 56% do último período de jogos.
Causas e efeitos
Gronk e Cooks são desde o início, os principais produtores de jardas deste ataque. Mas alguns detalhes deixam a entender o motivo dessa mudança no comportamento ofensivo.
Os números passam a ser piores, a partir do momento em que Chris Hogan se machuca (após o jogo contra os Chargers).
Chris, apesar de nunca estar no topo deste quesito, produziu 10% ou mais das jardas em 6 das 8 partidas que participou (não contando com o jogo da semana 14 onde estava visivelmente fora do normal pela lesão).
Outro jogador que afetou essa mudança nos números foi James White. O running back, que é praticamente um receiver neste ataque, também teve participação de 10% ou mais das jardas em 6 dos 8 primeiro jogos. Já nos 6 últimos, White conseguiu essa marca em somente 1 jogo, contra Buffalo.
Nós sempre falamos do cobertor curto no Podcast Patriotas e como ele é importante para dificultar as ações das defesas adversárias, e este ataque, cada vez mais focado em Gronkowski, aumenta o tamanho do cobertor e faz com que as dificuldades apareçam. Algo para McDaniels ajustar para os playoffs!
Acompanhe as notícias direto dos Estados Unidos em nossa conta do twitter.
Este post tem 5 comentários
Guilherme Gomes
22 dez 2017Eu sinceramente não fico preocupado, tenho a nítida impressão que os Patriots seguram alguns jogadores para os Playoffs.
Para mim Amendola e White, por serem pequenos e jogarem na zona suja do campo, estão tendo a participação limitada para a hora decisiva, e eles mudam esse time (vide o segundo tempo contra os Dolphins que o ataque melhora com a participação do Dola)
Somado isso a ausência do Hogan, o ataque está operando no modo “da pra vencer”, e não sairá disso até chegar aos Playoffs.
Alex
22 dez 2017Não concordo com a análise feita. Vejo por outro ângulo. Nos primeiros jogos Gronk sempre tinha marcação dupla e sobrava outros jogadores (B C, Dola, Hogan) então a bola era passada para eles. Agora, desde o jogo contra os Riders e mais evitemente contra Miami a marcação dobrou em BC e contra Pittsburgh isso ocorreu também deixando espaço para Gronk fazer o que fez.
Felipe Von Zuben
22 dez 2017Fala Alex! É uma opção interessante também que possa estar acontecendo. Te convido a assistir o De Dentro do Campo desta semana, em que fizemos um complemento deste post, mostrando também as leituras de Brady: https://youtu.be/jZheyYo5FGM
Obrigado pela mensagem e Go Pats! 🙂
Fabiano nogueira
22 dez 2017Concordo um pouco com sua opnião, mas ao assistir o podcast vi q o sidney tefe uma boa opniao, acho q enquanto estiver dando crt jogar a bola pra ele, tem q continuar, o brady sabe mt bem distribiir pra todos, no começo foi assim, talvez agr ele esteja usando mais o gronk por ser a ‘Bola de confiança “
Felipe Von Zuben
22 dez 2017Pois é Fabiano, podemos ter várias leituras da mesma situação. Vamos torcer para que seja mais isso mesmo e esse ataque entre “voando” nos playoffs! Obrigado pela mensagem, Go Pats!