Ataque aéreo se torna o ataque Gronkowski

capitães dos patriots ataque aéreo Gronkowski Brady

Ainda antes do início da temporada, nós aqui do Patriotas prevíamos um ataque aéreo bastante dinâmico de New England em 2017. Mesmo com a ausência de Julian Edelman, Brady tinha em suas mãos um grupo talentoso que tudo levava a crer que a bola seria espalhada entre os recebedores.

E foi assim que a temporada começou. Nós até fizemos esse texto aqui, mostrando como de fato o ataque aéreo de New England se comportava desta forma.

Ataque aéreo se torna o ataque Gronkowski

Distribuição das jardas

No primeiro mês, tivemos uma média de 4.2 jogadores por jogo sendo responsáveis por 10% ou mais das jardas produzidas do ataque.

No mês seguinte, esse número teve uma pequena queda e virou 3.7 jogadores com 10% ou mais.

O terceiro mês de jogos, ou seja, nas partidas de número 10, 11, 12 e 13, apenas 2.5 jogadores em média chegaram na porcentagem.

O número melhorou um pouquinho nos dois últimos confrontos e 3 recebedores atingiram 10% ou mais.

Maior responsável por jardas

Olhando a tabela, vemos outro dado interessante que mostra como o ataque aéreo vem aos poucos, sendo focado em menos jogadores.

Amendola foi a maior porcentagem no primeiro mês responsável pelas jardas de uma partida com 37% delas.

Número parecido, 36%, foi Cooks no mês seguinte, onde na partida contra os Jets, foi o momento em que mais jardas Brady passou para um jogador naquela janela de jogos.

Esse número cresce bastante a partir dali, já que Rob Gronkowski passa a ser o grande responsável por jardas e assume 57% delas como ponto mais alto do terceiro mês e 56% do último período de jogos.

Causas e efeitos

Gronk e Cooks são desde o início, os principais produtores de jardas deste ataque. Mas alguns detalhes deixam a entender o motivo dessa mudança no comportamento ofensivo.

Os números passam a ser piores, a partir do momento em que Chris Hogan se machuca (após o jogo contra os Chargers).

Chris, apesar de nunca estar no topo deste quesito, produziu 10% ou mais das jardas em 6 das 8 partidas que participou (não contando com o jogo da semana 14 onde estava visivelmente fora do normal pela lesão).

Outro jogador que afetou essa mudança nos números foi James White. O running back, que é praticamente um receiver neste ataque, também teve participação de 10% ou mais das jardas em 6 dos 8 primeiro jogos. Já nos 6 últimos, White conseguiu essa marca em somente 1 jogo, contra Buffalo.


Nós sempre falamos do cobertor curto no Podcast Patriotas e como ele é importante para dificultar as ações das defesas adversárias, e este ataque, cada vez mais focado em Gronkowski, aumenta o tamanho do cobertor e faz com que as dificuldades apareçam. Algo para McDaniels ajustar para os playoffs!

Acompanhe as notícias direto dos Estados Unidos em nossa conta do twitter.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 5 comentários

  1. Eu sinceramente não fico preocupado, tenho a nítida impressão que os Patriots seguram alguns jogadores para os Playoffs.
    Para mim Amendola e White, por serem pequenos e jogarem na zona suja do campo, estão tendo a participação limitada para a hora decisiva, e eles mudam esse time (vide o segundo tempo contra os Dolphins que o ataque melhora com a participação do Dola)
    Somado isso a ausência do Hogan, o ataque está operando no modo “da pra vencer”, e não sairá disso até chegar aos Playoffs.

  2. Não concordo com a análise feita. Vejo por outro ângulo. Nos primeiros jogos Gronk sempre tinha marcação dupla e sobrava outros jogadores (B C, Dola, Hogan) então a bola era passada para eles. Agora, desde o jogo contra os Riders e mais evitemente contra Miami a marcação dobrou em BC e contra Pittsburgh isso ocorreu também deixando espaço para Gronk fazer o que fez.

    1. Fala Alex! É uma opção interessante também que possa estar acontecendo. Te convido a assistir o De Dentro do Campo desta semana, em que fizemos um complemento deste post, mostrando também as leituras de Brady: https://youtu.be/jZheyYo5FGM
      Obrigado pela mensagem e Go Pats! 🙂

  3. Concordo um pouco com sua opnião, mas ao assistir o podcast vi q o sidney tefe uma boa opniao, acho q enquanto estiver dando crt jogar a bola pra ele, tem q continuar, o brady sabe mt bem distribiir pra todos, no começo foi assim, talvez agr ele esteja usando mais o gronk por ser a ‘Bola de confiança “

    1. Pois é Fabiano, podemos ter várias leituras da mesma situação. Vamos torcer para que seja mais isso mesmo e esse ataque entre “voando” nos playoffs! Obrigado pela mensagem, Go Pats!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.