Passamos do jogo 3 da pré-temporada e já identificamos um problema que vem se repetindo até aqui, a conversão de terceiras descidas no ataque.
Ataque precisa melhorar as terceiras descidas
Ok, ok, você já deve estar pensando: “É só pré-temporada, os jogos não valem nada!”
Sim, você tem razão, os jogos não valem nada, mas quando um mesmo problema acontece em 3 jogos seguidos, é motivo mais do que suficiente para soar um alerta, mesmo que pequeno.
É importante lembrar que em qualquer equipe que jogue contra os Patriots, um dos principais objetivos para o plano de jogo é, deixar Tom Brady e o ataque o maior tempo possível fora do campo.
Por isso, as conversões de terceiras descidas são tão importante para nós, elas fazem com que tenhamos mais 4 tentativas e também mais chances de pontuar. Sem contar que com o tempo de jogo mais equilibrado, a nossa defesa consegue descansar para o próximo drive.
Outro fator importante é que com Jimmy Garoppolo nos quatro primeiros jogos, nosso percentual de aproveitamento de jogadas deve baixar em relação a Brady, ou seja, mais um bom motivo para mantermos o ataque em campo o máximo possível!
Vamos olhar abaixo, como foram essa conversões de terceiras descidas nos 3 primeiros jogos até aqui:
Jogo 1: Saints x Patriots
3 conversões de 14 tentadas. Apenas 21,4%;
Jogo 2: Bears x Patriots
2 conversões de 10 tentadas. Apenas 20%;
Jogo 3: Patriots x Panthers
1 conversão de 13 tentadas. Apenas 7,6%;
Ao todo foram somente 6 terceiras descidas convertidas em 36 tentadas, 16% no total. Ano passado, na temporada regular o nosso número foi 40,9%. Na pré-temporada 2015, 36,8%.
Olhando nos números do quarterback este ano temos:
Brady: 0 de 3 – 0%;
Garoppolo: 3 de 18 – 16,6%;
Brissett: 3 de 16 – 18,7%;
Temos que lembrar que o playbook usado na pré-temporada não é completo, algo que ajuda nestes casos na temporada regular, já que McDaniels terá mais opções de jogadas.
Os jogadores também não serão os mesmos. Um ataque com Edelman, Gronkowski e sua turma juntos, tem um poder bem maior de conversão nestes casos.
Porém, como disse no início do texto, é sim algo que a comissão técnica precisa trabalhar nos treinos. E não digo apenas na questão dos jogadores, mas também o próprio Josh McDaniels, que ultimamente vem escolhendo algumas jogadas bem estranhas em momentos como esse!
Acompanhe tudo sobre os Patriots seguindo o nosso twitter!