O técnico dos Patriots participou na semana passada do Suiting Up, o podcast de Paul Rabil, e falou a respeito de sua filosofia de trabalho, sua comissão técnica cada vez mais enxuta e assuntos sobre a vida.
Belichick explica sua preferência em ter uma comissão técnica pequena
Em certo momento, Belichick explicou que prefere um grupo menor de pessoas desempenhando mais funções. O treinador completou dizendo que
“Minha filosofia é de que menos é mais. Prefiro ter poucas pessoas fazendo muito do que muitas pessoas fazendo pouco. Enquanto todos estão ocupados e se sentindo produtivos, o grupo se sente melhor e tem a sensação de que estão contribuindo.” – Belichick.
O treinador completou dizendo que um grupo que não tem muito trabalho a fazer, tende a se distrair e reclamar sobre não ser importante.
A comissão técnica dos Patriots sempre foi enxuta. Em 2013, os Pats possuíam o 4º menor grupo técnico da liga. E em 2014, passaram a ser o segundo menor grupo de comissão técnica. A projeção é de continuar na vice-liderança desse quesito em 2017, perdendo apenas para o Pittsburgh Steelers.
“Partindo do princípio de ‘manter todos na mesma página’, o que é essencial, quanto menos pessoas para administrar, mais fácil será para ‘manterem todos na mesma página’. Manter 10 pessoas realizando um trabalho direito já é difícil, se forem 20 pessoas, torna-se mais difícil ainda. “. – Belichick

Contrariando o fluxo
Enquanto algumas franquias possuem um técnico assistente para a maioria dos grupos, como o Dolphins e os Eagles, a filosofia patriota é de manter apenas um técnico para cada posição.
Existem apenas duas exceções. Jerry Schuplinski, assistente de quarterbacks, pois Josh McDaniels exerce função dupla de coordenador ofensivo e técnico de quarterbacks; e Ray Ventrone, coordenador assistente dos times especiais, ao lado de Joe Judge.
“Se você possui 5 pessoas supervisionando outras 15, você não está lidando diretamente com todo mundo. Você depende de outra pessoa para passar a sua mensagem e monitorar os treinamentos. São obstáculos e enquanto eu puder eliminá-los, acho que funciona melhor para mim.” – Belichick
Os Patriots sempre acham uma maneira de repor com sucesso suas perdas na comissão técnica. É fato que uma comunicação direta ajuda o comandante a instruir melhor seu grupo. E Belichick, além de visionário dentro do campo, também é um ótimo gestor de grupo.
Este post tem 2 comentários
Elisangela
22 maio 2017Sábias palavras do técnico. Menos é mais.
Experiência e controle acima de tudo.
Nickerson Zanon
23 maio 2017A última frase da matéria diz tudo! É um ótimo gestor de pessoas!!! Acho incrível a capacidade de liderança que ele tem!