Belichick e suas escolhas de 1ª rodada no draft

Uma das discussões recorrentes na imprensa e entre os torcedores, principalmente nos Estados Unidos, é a famosa dicotomia Belichick técnico x Belichick general manager.

Muitos criticam a atuação de Belichick como general manager, alegando que no draft ele não consegue repetir a excelência de seu trabalho como treinador.

Acreditando que muitas dessas opiniões fogem um pouco dos fatos, resolvi fazer uma rápida análise das escolhas de 1ª rodada dos Patriots a partir do ano 2000, quando BB assumiu o comando das ações.

Essa limitação do objeto se deve ao fato de que analisar as 7 rodadas do draft de todos esses anos levaria muito tempo, bem como por a primeira escolha representar a mais importante e a que oferta ao manager a maior quantidade de opções.

Eis as escolhas de 1ª rodada do draft feitas por Bill Belichick:

2001            6ª escolha             Richard Seymour

2002            21ª escolha            Daniel Graham

2003            13ª escolha            Ty Warren

2004            21ª escolha            Vince Wilfork

                      32ª escolha            Ben Watson

2005            32ª escolha            Logan Mankins

2006            21ª escolha            Laurence Maroney

2007            24ª escolha            Brandon Meriweather

2008            10ª escolha            Jerod Mayo

2010            27ª escolha            Devin McCourty

2011            17ª escolha            Nate Solder

2012            21ª escolha            Chandler Jones

                     25ª escolha            Dont’a Hightower

2014            29ª escolha            Dominique Easley

Entre os jogadores acima citados os Patriots tiveram 18 seleções para o Pro-Bowl. Trata-se da 9ª melhor marca da NFL, perdendo apenas para Jets, Ravens, 49ers, Cowboys, Redskins, Panthers, Texans, Cardinals e Vikings.

No entanto, não se pode esquecer que os Patriots, em média, sempre se posicionam no draft depois desses times citados devido a seu sucesso e quase sempre classificação para os playoffs. Os Patriots, durante o “reinado” de Belichick, têm em média a 24ª escolha do draft.

Além disso, os Pats não draftaram jogadores na 1ª rodada nos anos de 2000, 2009 e 2013, o que impediu que o número de pro-bowlers fosse ainda maior.

Obviamente alguns desses jogadores, ainda eu não tenham sido “busts”, não atingiram o sucesso esperado. Em compensação, Seymour, Warren, Wilfork, Watson, Mankins, Mayo, McCourty, Solder, Jones e Hightower foram/são jogadores muito importantes para o time, alguns situados entre os melhores em suas posições na NFL.

Com isso, a intenção do texto não é dizer que Belichick é o melhor general manager da NFL (apesar de que, na minha modesta opinião, o fato de manter o time tanto tempo no topo na era do salary cap o coloca em primeiro), até porque aqui não estamos tratando do free agency nem das escolhas de outras rodadas do draft.

O intuito é apenas mostrar que, pelo menos em matéria de 1ª rodada do draft, questionar a qualidade do trabalho de Belichick é deixar um pouco de lado os fatos.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.