Uma das discussões recorrentes na imprensa e entre os torcedores, principalmente nos Estados Unidos, é a famosa dicotomia Belichick técnico x Belichick general manager.
Muitos criticam a atuação de Belichick como general manager, alegando que no draft ele não consegue repetir a excelência de seu trabalho como treinador.
Acreditando que muitas dessas opiniões fogem um pouco dos fatos, resolvi fazer uma rápida análise das escolhas de 1ª rodada dos Patriots a partir do ano 2000, quando BB assumiu o comando das ações.
Essa limitação do objeto se deve ao fato de que analisar as 7 rodadas do draft de todos esses anos levaria muito tempo, bem como por a primeira escolha representar a mais importante e a que oferta ao manager a maior quantidade de opções.
Eis as escolhas de 1ª rodada do draft feitas por Bill Belichick:
2001 6ª escolha Richard Seymour
2002 21ª escolha Daniel Graham
2003 13ª escolha Ty Warren
2004 21ª escolha Vince Wilfork
32ª escolha Ben Watson
2005 32ª escolha Logan Mankins
2006 21ª escolha Laurence Maroney
2007 24ª escolha Brandon Meriweather
2008 10ª escolha Jerod Mayo
2010 27ª escolha Devin McCourty
2011 17ª escolha Nate Solder
2012 21ª escolha Chandler Jones
25ª escolha Dont’a Hightower
2014 29ª escolha Dominique Easley
Entre os jogadores acima citados os Patriots tiveram 18 seleções para o Pro-Bowl. Trata-se da 9ª melhor marca da NFL, perdendo apenas para Jets, Ravens, 49ers, Cowboys, Redskins, Panthers, Texans, Cardinals e Vikings.
No entanto, não se pode esquecer que os Patriots, em média, sempre se posicionam no draft depois desses times citados devido a seu sucesso e quase sempre classificação para os playoffs. Os Patriots, durante o “reinado” de Belichick, têm em média a 24ª escolha do draft.
Além disso, os Pats não draftaram jogadores na 1ª rodada nos anos de 2000, 2009 e 2013, o que impediu que o número de pro-bowlers fosse ainda maior.
Obviamente alguns desses jogadores, ainda eu não tenham sido “busts”, não atingiram o sucesso esperado. Em compensação, Seymour, Warren, Wilfork, Watson, Mankins, Mayo, McCourty, Solder, Jones e Hightower foram/são jogadores muito importantes para o time, alguns situados entre os melhores em suas posições na NFL.
Com isso, a intenção do texto não é dizer que Belichick é o melhor general manager da NFL (apesar de que, na minha modesta opinião, o fato de manter o time tanto tempo no topo na era do salary cap o coloca em primeiro), até porque aqui não estamos tratando do free agency nem das escolhas de outras rodadas do draft.
O intuito é apenas mostrar que, pelo menos em matéria de 1ª rodada do draft, questionar a qualidade do trabalho de Belichick é deixar um pouco de lado os fatos.