Bill Belichick deve assumir as chamadas defensivas em 2019

Bill Belichick coach draft

Na campanha vitoriosa de 2018, Bill Belichick não nomeou formalmente um coordenador defensivo em sua comissão técnica, ainda que todos soubessem que, de fato, a função pertencia a Brian Flores.

Com a saída de Flores, acredita-se que o time continuará sem um coordenador formalmente apontado, mas as chamadas defensivas passarão a ser centralizadas no técnico Bill Belichick.

Bill Belichick deve assumir as chamadas defensivas em 2019

A princípio, a ideia é boa, afinal, estamos falando de (in)discutivelmente o melhor técnico da história da NFL, conhecido por ser um gênio em matéria de defesa e autor de alguns dos melhores planos defensivos da história da liga.

O que pode ser melhor do que confiar as chamadas defensivas a quem melhor entende do assunto na franquia?

Histórico como coordenador

Antes de ser técnico principal, Bill Belichick teve grande sucesso como coordenador defensivo no New York Giants.

BB chegou aos Giants em 1979, mas assumiu a função de coordenador defensivo em 1985, sob o head coach Bill Parcells.

A passagem de Bill pela equipe azul de New York foi lendária, coroada com os títulos dos Super Bowls XXI e XXV.

Um dos frutos desse trabalho brilhante é o plano de jogo defensivo do Super Bowl XXV. O game plan da vitória dos Giants sobre os favoritos Bills foi tão espetacular que acabou introduzido no Hall da Fama da NFL.

Curiosidade

Os Giants, com Belichick como coordenador defensivo, enfrentaram em três oportunidades o San Francisco 49ers de Joe Montana.

A equipe de New York venceu as três partidas, e o lendário ataque dos 49ers anotou um total de 19 pontos nesses jogos. Além disso, Montana lançou 1 touchdown e 3 interceptações no total, tendo um rating méido de 68,6.

Bill Belichick já comandou as chamadas defensivas nos Patriots

Caso a notícia dada pelo Boston Globe se confirme, essa não será a primeira vez que BB comandará as chamadas defensivas em New England. O técnico já assumiu esse papel em 2000 (seu primeiro ano como técnico principal nos Pats).

Confira as stats da defesa dos Patriots nesse ano:

  • 2000: 20ª em jardas cedidas e 17ª em pontos cedidos por jogo.

Qual será o estilo, Patricia ou Flores?

Recentemente, os Patriots experimentaram dois estilos bem distintos de administração defensiva no decorrer das partidas.

Matt Patricia, coordenador defensivo até 2017, era conhecido por implementar esquemas complexos e menos agressivos. Os jogadores chegaram a se queixar de que tinham coisas demais para se preocupar e analisar em cada snap defensivo, o que dificultava que jogassem com velocidade.

Já seu sucessor, Brian Flores, ficou conhecido por simplificar as coisas para os jogadores de defesa, além de visivelmente ser mais agressivo nas chamadas defensivas.

Sob o comando de Belichick, a defesa se parecerá mais com a de Patricia ou a de Flores? A conferir.

Os Patriots têm algo a perder?

Como dissemos, não se questiona o potencial de Bill Belichick para comandar as chamadas de defesa. O técnico é genial defensivamente e já se mostrou capaz de elaborar planos de jogo incríveis.

No entanto, um questionamento parece pertinente: o fato de Bill ter que se preocupar com todas as chamadas defensivas em uma partida não desviará sua atenção de outros aspectos do jogo?

Como head coach, Belichick é famoso por dar liberdade a seus coordenadores e deixá-los trabalhar com os jogadores.

Em geral, durante os jogos, Bill supervisiona e pratica intervenções pontuais, para ressaltar detalhes que possam passar longe da atenção dos demais técnicos.

Caso passe a fazer as chamadas, Belichick terá menos tempo para observar outros aspectos do jogo, sejam eles defensivos, ofensivos ou de administração geral da partida. Um exemplo? A administração do relógio.

Lembram do final do Super Bowl XLIX, contra os Seahawks, quando o mundo esperava que Belichick pedisse um timeout para conservar relógio e ter a bola de volta, e o técnico apenas observou a sideline adversária e deixou a pressão sobre o time de Seattle?

Será que Belichick conseguiria essa percepção caso estivesse preocupado em arrumar a defesa para o próximo snap, que seria o mais importante do jogo?

Talvez não.


Qual sua opinião sobre esse assunto? Você gostaria de ver Bill Belichick responsável pelas chamadas defensivas? Deixe sua opinião.

Siga o Patriotas no Instagram clicando aqui.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Bem observado o fato do SB XLIX, fosse ele que estivesse chamando as jogadas defensivas, certamente iria pedir um tempo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.