Bill Belichick e os punters canhotos

Punters Canhotos

Começa aqui mais um daqueles artigos que só o torcedor dos Patriots encontra pela internet. Que só quem tem um time comandado por Bill Belichick, vai chegar em um nível tão profundo de detalhes, principalmente quando se trata de special teams, neste caso, punters.

Nesta semana, foi noticiado que Corey Bojorquez é o novo contratado dos Patriots para participar do Training Camp de 2018 e tentar uma vaga na equipe final. Corey é um punter/holder e disputará vaga com o excelente Ryan Allen, que entra em seu último ano de contrato. O novo jogador, como já é de costume nos Pats de Bill Belichick, é canhoto.

Bill Belichick e os punters canhotos

Durante todo o seu período em New England, BB sempre preferiu como seu punter um jogador canhoto. Ao todo, foram somente 2 destros (Brooks Barnard e Todd Sauerbrun), que ficaram pouco tempo no cargo e entraram para substituir um jogador machucado. Portanto no histórico de New England com Bill no comando, a equipe nunca iniciou uma temporada com um destro chutando punts.

Relembrando os mais recentes, Ryan Allen (o atual) chuta com a perna esquerda e antes dele, Zoltan Mesko, também é canhoto.

Mesko chutando com a perna esquerda

O efeito técnico

Mas se engana quem pensa que a escolha de Belichick pelos canhotos é mais uma de suas manias.

Uma das técnicas de se chutar um punt, é fazer com que a bola gire em torno dela mesma, igual quando um quarterback faz o lançamento. Com isso, a grande maioria dos punters fazem com que a bola gire no sentido horário (para a direita). Já um punter canhoto, fará com que a bola gire para o sentido anti-horário, ou seja para a esquerda.

Pensando que a grande maioria dos chutadores na liga são destros, muitos dos retornadores acostumaram e treinam com a bola chegando girando para a direita. Quando enfrentam um punter canhoto, o efeito é novo e pouco treinado.

E isso já é provado pelas estatísticas. 2.5% dos fumbles na recepção de punts acontecem quando a bola chega girando para a direita e 3.1% quando para a esquerda. Na temporada de 2017, foram 2.9% contra destros e 3.7% contra canhotos.

O fator Gillette Stadium

Somando a isso tudo, temos o fator Gillette Stadium, que foi construído em um local onde o vento bate de uma maneira padrão que tende a ajudar os chutes de canhotos.

A bola gira no sentido anti-horário e se “adapta” melhor com o padrão do vento. Disse Zoltan Mesko em entrevista.

Nunca foi falado oficialmente que isso foi algo pensado, que o estádio foi construído com um estudo para beneficiar os punters canhotos, mas para Mesko, não é algo a se excluir do pensamento:

O estádio é meio que feito para canhotos


Seja o estádio, seja a diferença mínima na porcentagem de fumbles ou seja mais uma das manias de Bill Belichick, o fato é que o canhoto Corey Bojorquez chega para ser treinado pelo comandante que mais dá importância aos special teams.

E você, acha que isso tudo faz sentido?

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.