Bill O’Brien seria uma boa para comandar o ataque dos Patriots?

Agora vai: a não ser que tenhamos mais uma desistência em cima da hora, Josh McDaniels não será o coordenador ofensivo dos Patriots a partir desta temporada.

Após mais de 10 anos na franquia em sua segunda passagem, a saída de McDaniels da comissão técnica causa um impacto considerável.

Ainda que muitos torcedores não gostem de Josh, ele se mostrou um sólido coordenador ofensivo, e foi um dos responsáveis pelo sucesso de Mac Jones em sua temporada de calouro.

Tão logo foi anunciada a saída, o nome de Bill O’Brien começou a ser ventilado para o cargo de coordenador ofensivo dos Pats.

Bill O’Brien: fracasso em Houston, mas sucesso nos Patriots

Bill O’Brien tem uma imagem bastante desgastada nos olhos dos torcedores. Afinal, sua passagem como head coach do Houston Texans foi um fracasso retumbante.

No entanto, devemos separar o O’Brien técnico do O’Brien coordenador ofensivo.

Em sua gestão como comandante do ataque de New England, Bill ajudou a montar um dos melhores ataques da NFL.

Ainda que só tenha sido designado oficialmente como coordenador ofensivo em 2011, O’Brien foi responsável pelas chamadas ofensivas dos Patriots de 2009 a 2011.

Nesses três anos, o ataque dos Patriots foi, respectivamente, 6º, 1º e 3º em pontos.

Considerando 2011, quando foi oficialmente coordenador ofensivo e os Pats chegaram ao Super Bowl XLVI, o ataque dos Patriots registrou 428 jardas por jogo (2º), 317,8 jardas passadas por jogo (2º), 110,2 jardas corridas por jogo (20º) e 32,1 pontos por jogo (3º).

Nova versão do monstro de duas cabeças?

No período citado acima, um dos fatores de sucesso do ataque dos Patriots foi a dupla de tight ends Rob Gronkowski e Aaron Hernandez.

Combinando as características próprias e complementares dos dois, os Pats causaram todo tipo de pesadelo às defesas adversárias.

Caso Bill O’Brien retorne, ele tem condições de “salvar” a dupla Hunter Henry e Jonnu Smith, que sem dúvidas deixou a desejar na temporada 2021.

Familiaridade entre Bill O’Brien e Mac Jones

Bill O’Brien é atualmente coordenador ofensivo da Universidade do Alabama, equipe de onde veio nosso quarterback Mac Jones.

Ainda que Bill não tenha coordenado o ataque com Mac Jones em campo, Mac foi responsável por “ensinar” o ataque de Alabama a O’Brien quando este foi contratado.

Assim, caso Bill retorne aos Pats, ele terá alguma familiaridade com o quarterback que irá comandar.

Nova mudança em 2023?

Para finalizar, uma preocupação sobre a possível vinda de Bill O’Brien para comandar o ataque dos Patriots.

Como dissemos, O’Brien já teve experiência como head coach na NFL, e fala-se que ele não esconde que seu objetivo é voltar a ser técnico principal de uma equipe da liga.

Pensando nisso, caso ele atue nos Patriots e o ataque seja bem sucedido, Bill poderá ter novas propostas em breve para ser head coach, e deixar os Pats novamente à procura de um coordenador ofensivo.

Isso seria muito ruim para Mac Jones. Não é saudável para um jovem quarterback ter instabilidade na coordenação do ataque, seu desenvolvimento pode ser atrasado, dificultado caso haja mudanças constantes.

E você, caro leitor, gostaria de ver Bill O’Brien de volta aos Patriots?


Siga o Patriotas no Instagram clicando aqui.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.