Brandon LaFell e os WRs free agents

Fim de temporada, independentemente de como ela termine, é quando começamos a olhar com mais carinho para os free agents da NFL, tentando identificar quais seriam potenciais alvos para o New England Patriots.

Uma posição que sempre vem à tona nos últimos anos é a de wide receiver. Estamos acostumados a conviver com a máxima de que “Brady precisa de armas” na posição.

Por isso resolvi olhar os principais nomes do mercado na posição de wide receiver e tentar analisar se valeria a pena os Patriots irem buscar um deles.

Brandon LaFell e os WRs free agents

2015 foi um ano problemático na posição de wide receiver. Brandon LaFell perdeu toda a offseason e o início da temporada, Julian Edelman perdeu quase metade dos jogos e Danny Amendola desfalcou o time em algumas ocasiões.

Essa situação levou à necessidade de utilização de Keshawn Martin e até Chris Harper, e vimos como o ataque dos Patriots sofreu para mover a bola.

Olhando para os free agents, selecionei alguns nomes ventilados pela mídia como possíveis alvos dos Patriots:

Mohamed Sanu (Bengals)

Marvin Jones (Bengals)

Rishard Matthews (Dolphins)

Jermaine Kearse (Seahawks)

Ficaram de fora dessa lista jogadores que considero caros demais para o padrão dos Patriots, como Alshon Jeffery.

Os nomes selecionados despertam em geral a atenção dos torcedores dos Patriots. Estes são quase unânimes em afirmar que qualquer um deles seria melhor do que Brandon LaFell.

Mas seriam esses jogadores tão bons assim? Teriam condição de fazer tanta diferença em relação aos jogadores que temos atualmente no elenco?

Resolvi, então, comparar o melhor ano de cada um deles na carreira em termos de produção. Eis o resultado:

JOGADOR

MELHOR ANO

RECEPÇÕES

JARDAS

TOUCHDOWNS

M. Sanu

2014

56

790

5

M. Jones

2015

65

816

4

R. Matthews

2015

43

662

4

J. Kearse

2015

49

685

5

Sem dúvidas são bons números, mas, comparando com o que temos nos Patriots, seriam assim tão vantajosos? Vejamos, para efeito de comparação, o melhor ano de Brandon LaFell:

JOGADOR

MELHOR ANO

RECEPÇÕES

JARDAS

TOUCHDOWNS

B. LaFell

2014

74

953

7

Facilmente se percebe que o melhor ano de LaFell em termos de produção é superior ao de qualquer desses jogadores citados nos três dados selecionados: recepções, jardas e touchdowns. LaFell foi um dos poucos wide receivers que conseguiram produzir no seu primeiro ano no sistema dos Patriots, sendo jogador fundamental na campanha do título.

Mas o melhor ano de LaFell foi com Tom Brady de quarterback, os demais não tiveram um quarterback desse nível”, podem argumentar. Claro que ter Brady lançando as bolas faz muita diferença, mas, mesmo nos Panthers, LaFell teve números similares aos dos jogadores citados: em 2013, 49 recepções, 627 jardas e 5 TDs.

LaFell
As ausências de Edelman, Dobson e Amendola também contribuiram para a temporada abaixo da média de LaFell.

É evidente que a temporada 2015 de LaFell foi decepcionante. Foi um ano recheado de drops e com alguns jogos em que o jogador foi invisível, como na final da AFC contra os Broncos.

No entanto, não podemos esquecer que LaFell perdeu toda a pré-temporada para se recuperar de uma cirurgia no pé, só estreando na semana 6 da temporada regular. O próprio Bill Belichick admitiu que a perda da offseason por um jogador é irreparável, não sendo possível ao atleta atingir se potencial máximo sem o programa de pré-temporada.

Além disso, em vários jogos LaFell atuou sem a companhia de Julian Edelman e/ou Danny Amendola, vendo as defesas adversárias concentrarem nele suas atenções.

Portanto, ao invés de gastar um bom espaço no salary cap indo atrás de um wide receiver caro, talvez a melhor opção seja dar mais uma chance a LaFell, desta vez com uma offseason saudável e participando de todos os jogos. Em 2014 ele mostrou que pode ser muito útil. Pode ser que os Patriots encontrem em casa o jogador do qual sentiram tanta falta em 2015.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 10 comentários

  1. Podia ter colocado o número de drops de cada um na comparação.

  2. Concordo em parte com a matéria. O Lafell teve uma boa temporada em 2014, fez ótimas recepções e ajudou muito o time. O porém é que nesta temporada ele realmente decaiu demais, e isso me parece que desgastou muito o jogador com o Brady, que não parecia ter confiança em lançar bolas pro nosso WR. Outra questão sobre os outros WR’s, o nome que mais me agrada é o do Kearse. Além de fazer parte de um time que tem o jogo corrido como principal arma (o que justifica receber menos passes) ele dropa poucos passes, tendo um aproveitamento de 72% nos passes de que é alvo, contra 50% do Lafell. (Marvin Jones 63%, Sanu 67%).
    Acredito que tanto o Sanu quanto o Kearse seriam melhores alvos para o Brady, e com certeza teriam suas melhores temporadas no Patriots do que em suas equipes atuais.

    1. São todos bons jogadores. Não é uma situação que tem resposta certa. Tanto que no texto coloco que “talvez” a solução já esteja no elenco. LaFell tem sim condições de fazer uma temporada muito melhor que a de 2015. Se o time vai confiar nele para isso teremos que esperar pra ver. Abraço!

  3. Outra questão que tem quer ser observada e a questão da idade, La’Fell, Amendola e Edelman já vao pra casa dos 30 anos, acho que vale a pena liberar um deles para pegar um mais novo, talves no ano que vem não tenhamos bons WR disponíveis.

    1. Sim, a idade é fator em relação a todos os nossos WRs. Precisamos achar um no draft pra desenvolver, ainda que desenvolver WRs não tenha sido um ponto forte de Bill Belichick. Edelman e Amendola não vão ter essa agilidade pra sempre, e um alvo grande para jogadas nas sidelines seria muito bem-vindo.

  4. Concordo com meu amigo Jhonis. A questão da idade, pra mim, pesa mais que outras questões. O números do Lafell não são ruins na melhor temporada. E se essa temporada não voltar a acontecer mais?
    Não acredito que BB vá cortar o Lafell. Acho mais provável ele draftar alguém na posição 199 e virar um excelente alvo para Brady.
    Como disse em um dos posts passado, gostaria muito de ver um WR de fundo nos Pats novamente.

    1. É, todos nós esperamos pelo dia que Belichick draftará um WR e fará dele uma estrela. Quem sabe nesse próximo draft.

  5. O cara para ter sido nosso WR para jogadas de profundidade era o Dobson, que estava começando a render quando se machucou e perdeu o resto da temporada. Eu ainda acredito que ele possa vir a render bons frutos.
    O que tu acha do Megatron? Será que ele desistiria da aposentadoria para tentar um Superbowl Shot?

    1. Comprar uma ferrari, uma mansão, viajar pelo mundo, qualquer um pode ter, basta ter dinheiro, agora ter um anel de CAMPEÃO do SUPER BOWL, dinheiro nenhum no mundo pode camprar.

      Eu no lugar do Megatron iria para o Patriots de graça, so para ganhar o Super Bowl.

    2. Calvin seria bem vindo. Quem sabe não faz como Moss (sem comparações).
      Também acho uma boa escolher um WR de futuro no Draft. Lembrando que o Brown, indiscutivelmente o melhor WR da Liga, foi uma escolha bem alta no draft, ou seja, há sempre opções.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.