Cam Newton x Jarrett Stidham: Que vença o melhor!

cam newton

Na noite deste último domingo (28), o New England Patriots chocou o mundo da NFL e contratou o QB Cam Newton, ex-Panthers. Agora, o veterano desembarca em New England sedento para conquistar o posto de titular, mas para isso precisará vencer a disputa contra Jarrett Stidham. Saiba as vantagens que Newton leva sobre Jarrett, assim como o que o segundanista tem que o “concorrente” não possui.

As vantagens de Cam Newton sobre Jarrett Stidham

A primeira e mais clara vantagem de Newton contra seu “oponente” é a experiência. Cam já mostrou que é capaz de ser um franchise quarterback, liderando os Panthers até o Super Bowl em 2015, mesmo ano que se consagrou MVP.

Entrando em seu décimo ano de NFL, Newton conhece o caminho do sucesso, já construiu uma carreira digna e acumula mais de 110 partidas como titular, o que certamente faz muita diferença em comparação a Stidham, que sequer estreou como titular. Saudável, Newton tem mais recursos para oferecer e está mais pronto do que Jarrett neste momento.

Outrossim, Cam é mais habilidoso que Jarrett e carrega no seu portfólio a ameaça do jogo corrido como carro-chefe. Por fim, devido às suas características e porte físico, Newton é um quarterback mais playmaker do que Stidham tende a ser.

As vantagens de Jarrett Stidham sobre Cam Newton

Se por um lado a experiência geral credita mais pontos a Newton, por outro o “tempo de casa” de Stidham traz uma vantagem considerável ao garoto. Selecionado no Draft passado, Jarrett já conhece o famoso “Patriot Way” e, mais importante ainda, o playbook dos Pats.

Ademais, mesmo pelo pouco que já foi apresentado por Stidham, ele pode se tornar um melhor passador que Newton, já que o “rival” tem uma média inferior a 60% de passes completos na carreira, além de ter pelo menos dez interceptações em todos os anos como titular. O quesito “saúde” também é algo primordial para ser levado em conta, haja vista que Stidham está sem nenhum empecilho físico, já Cam Newton possui um vasto histórico de lesão e sua condição atual é uma incógnita.

Para concluir, é necessário salientar que o estilo de jogo praticado pelos Patriots na Era Brady é muito mais compatível ao de Stidham do que ao de Newton. Para fazer a engrenagem andar com Cam de signal caller, Josh McDaniels teria que implementar mudanças mais profundas ao gameplan da equipe, e com apenas um mês de treinos para isso (se houver), talvez o mais prudente é que Josh siga utilizando a fórmula de sucesso que teve com Brady, pelo menos por esse ano.

E quem larga na frente na disputa?

Colocando na balança a vantagem de cada um, podemos concluir que Stidham larga ligeiramente na frente na disputa pela titularidade, sobretudo, pelo cenário de incerteza que paira sobre a questão física de Cam. Contudo, caso Newton consiga se mostrar saudável e volte a atuar como se espera dele, a balança deverá pesar pro seu lado, por estar mais pronto para assumir o lugar de Brady.

Sem nenhuma pressa para definir seu signal caller, os Patriots encontram-se em ótima posição para acompanhar e fomentar essa “briga”. A competitividade que Cam irá trazer ao training camp obrigará Stidham a evoluir seu jogo, e aquele que conquistar a vaga indubitavelmente sairá da offseason com a confiança da comissão técnica. Que vença o melhor!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.