Como Tom Brady tem tanto sucesso na redzone

Tom Brady é um dos melhores, senão o melhor quarterback lendo defesas e identificando matchups principalmente na redzone. Em um podcast do Pro Football Focus, o ex-quarterback dos Pats, Zac Robinson, explicou o processo de Brady e toda equipe técnica dos Patriots para ter tamanho sucesso.

Como Tom Brady e toda comissão técnica têm tanto sucesso na redzone

O podcast Pro Football Focus Quarterbacks ficou conhecido por sua análise profunda dos diferentes âmbitos de jogo de diversos quarterback da liga. Zac Robinson foi escolha de 7°round dos Pats em 2010. O jogador não participou de nenhum jogo durante toda sua carreira, porém aprendeu muito sobre o sistema de Belichick durante seu tempo em New England.

Durante o podcast, ele falou sobre como a familiarização de Brady com o sistema é importante, já que ele só jogou desta forma desde que foi draftado. Destacou que o sistema é o mesmo, mas que pelo outro lado este está em constante evolução e mudança buscando sempre vantagens em cima das defesas.

Para Zac o que torna TB12 tão bom na redzone é justamente sua capacidade de identificar se a defesa está em uma marcação por zona ou homem a homem.

“Se a defesa marca homem a homem, eles encontrarão um jeito de adquirir vantagem através de diferentes formações, movimentação na linha de scrimmage ou ajustes de rota.”

Os números do nosso quarterback quando uma movimentação atrás da linha de scrimmage acontece são absurdos. Os Pats abusam destas movimentações para identificar o tipo de cobertura.

Vou explicar como a movimentação ajuda na leitura de cobertura através de um exemplo:

1*James White está no lado direito de Tom Brady em uma formação shotgun.

2*Ele se movimenta para o lado de um wide receiver na esquerda.

3*O cornerback o segue durante todo percurso.

Isto seria uma boa pista para Brady identificar uma cobertura homem a homem.

Utilização do Gronk para abrir espaços pra outros na redzone.

Um belo exemplo quando se fala deste ataque na red zone e sua capacidade de encontrar boas rotas nesta situação é o touchdown de James White contra os Bengals.

Os Patriots amam estas jogadas porque a defesa sempre se preocupa com Gronk na red zone. Colocando um running back no mesmo lado que ele, geralmente, um bom matchup será criado.

Neste caso a preocupação com Gronk foi excessiva e fez com que um linebacker pesado marcasse White. A diferença de velocidade era muito grande e White teve certa facilidade para chegar na endzone.

Tom Brady vem provando sua efetividade na red zone em seus 4 jogos na temporada. Brady é o 2° em porcentagens de passes completos, com 75%, atrás apenas de Drew Brees, com 75,68%, quando se conta apenas jogadores titulares. Já em jardas por tentativa o quarterback dos Pats é o 1°colocado com 7,7 por tentativa na red zone.

A efetividade do ataque na red zone vem ajudando bastante o time na busca por vitórias. Conseguindo manter um bom rendimento na última parte do campo será difícil de vencer os Patriots.

Quer uma análise em vídeo desta e de outras jogadas contra os Bengals? Acesse o De Dentro de Campo dos TDs contra os Bengals.

 

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.