Comparando o ataque desta temporada com o do ano passado

New England Patriots ataque tom brady

Grande parte da torcida vem, apesar das 6 vitórias e nenhum derrota, insatisfeita com a atuação do ataque dos Patriots nesses seis primeiros jogos. Decidimos então, olhar os números neste ano e comparar com os números feitos pelo ataque nos seis primeiros jogos da temporada passada.

First Downs do Ataque

Firstdowns

Aqui dividimos em 4 frentes. Os first downs feitos no geral (linha 1), os feitos correndo com a bola (linha 2), os feitos passando a bola (linha 3) e as conversões de terceira descida na última linha.

Vemos que no geral a diferença é muito pouca. Apenas 3 conquistas a mais em mais de 130 tentativas.

Nesse ano, sofremos uma queda correndo com a bola (o que já deu pra perceber), mas em compensação, melhoramos nos passes.

Nas terceiras descidas, 2018 foi melhor, mas nem tanto assim.

Jardas Conquistadas

Jardas

Mais um grupo para avaliarmos, desta vez conquistando jardas com o ataque. Vemos que no total 2019 vem melhor. Na linha 2, que são a média de jardas conquistadas por jogada, o número é praticamente o mesmo.

Nas jardas corridas, como vimos acima, também temos uma queda nos números e temos uma melhora nas passadas.

Red Zone e Pontos por Jogo

redzone

Outra situação interessante. Na red zone (20 últimas jardas do campo) a diferença é grande. 18,1%. Aliás, o próprio número de 2018 já não é dos melhores quando olhamos ainda mais para o passado (mas isso falarei em outra oportunidade).

Nos pontos por jogo, temos uma ótima média de 31,7 que faz ser ainda melhor que os 29,3 da temporada passada.

Veredicto do Ataque

Geral

Aqui estão todos os quesitos que vimos antes compilados e na última linha vemos que, dos 12 quesitos, em 7 fomos melhores nos seis primeiros jogos de 2018 e 5 nos de 2019.

Ou seja, quando pensarmos em criticar o ataque, não podemos esquecer que em 2018 não foi muito diferente, aliás, quase igual.

Isso não quer dizer que os números de 2018 são bons, mas sabemos como esse time evoluiu semana após semana e como vimos uma boa diferença do final da temporada, principalmente playoffs, para o que vimos no começo. Então será que o que falta em 2019 não é tempo de jogo para Brady e McDaniels encontrarem o ritmo?

Não se esqueçam do desespero que foi o início da temporada de 2018 (derrota para Jaguars, derrota para Lions, derrota para Titans) e como a temporada terminou!

Eu sei que você deve estar pensando que a linha ofensiva é a grande vilã de 2019. Então te convido a ouvir o papo que tivemos no Podcast Patriotas desta semana, onde falamos sobre o ataque e principalmente sobre o desempenho da OL. Você vai se surpreender!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Na estatística de pontos/jogo foi levado em consideração somente os pontos do ataque? Pq a nossa devesa e o ST vem pontuando todo santo jogo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.