Comparando Julian Edelman e Wes Welker

Parece que já faz 10 anos que Wes Welker deixou os Patriots e que Julian Edelman se tornou o alvo preferido de Tom Brady.  Tentaremos analisar aqui como foi a carreira dos dois durante seu tempo em New England.

Comparando Julian Edelman e Wes Welker

Welker além de ser um dos WRs mais prolíficos da história dos Patriots, talvez seja um dos melhores slot receivers da história da NFL.

Em seu primeiro ano nos Patriots (2007) foram 112 recepções, 1175 jardas e 8 TDs, além de retornar kickoffs e punts.

E algo que a maioria não lembra, Welker recebeu a franchise tag na temporada 2012, recebendo 9,4 milhões de dólares, tendo conquistado nesse ano 118 recepções, 1354 jardas e 6 TDs.

Mas aos 32 anos, os Patriots preferiram ver seu melhor WR partir e apostar em Amendola (e a resposta já estava em casa).

Apenas alguns anos depois, Edelman, draftado no 7o round como QB, despontou como alvo preferido de Brady justamente no ano em que Welker foi para os Broncos.

Vejamos agora como foram alguns dos seus anos nos Patriots:

 Screen Shot 2016-07-03 at 18.55.14

Claro que Edelman ainda tem alguns anos pela frente, dessa forma projetamos seus números considerando a data final de seu contrato. Consideramos que saudável, ele alcance cerca de 90 recepções, 1000 jardas e 6 TDs por temporada.

Screen Shot 2016-07-03 at 18.41.21

São ótimos números e por mais que queiramos melhorá-los, jogar como slot receiver não é fácil. São muitas pancadas pelo meio do campo e Edelman não é de fugir do impacto, além do histórico grande de lesões.

E lembramos que ele terá 32 anos em 2017, no fim de seu contrato. Já vimos esse capítulo antes.

Agora vejamos os números de jardas por jogo de ambos:

Screen Shot 2016-07-03 at 18.42.34

Edelman ainda está longe do desempenho por jogo de Welker, mas ele tem em Gronk um “adversário” forte em campo.

Em seu último ano, Welker teve uma temporada invejável e ainda rendeu muito em 2013 nos Broncos, mas daí pra frente foi ladeira abaixo.

Obviamente Julian Edelman é o porto seguro de Brady hoje, e mantendo-se saudável, não há porque isso mudar, mas como já falamos, logo ele fará 32 anos, e os Patriots pegaram 2 WRs no draft deste ano. BB pensa longe.

Nossa intenção não é mostrar quem foi o melhor slot receiver nos Patriots. Welker tem números que qualquer receiver da NFL gostaria de ter, enquanto Edelman ainda tem alguns anos para melhorar seu histórico.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Muito bom, tinha me esquecido dos números do Welker e do quanto ele era bom !

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.