Conheça Gino Cappelletti, o primeiro herói dos Patriots

Gino Cappelletti

Gino Cappelletti nasceu em 1934, jogou pela Universidade de Minnesota, passando por ligas canadenses de futebol americano até chegar aos Patriots em 1960 onde teve uma carreira bem sucedida usando a camisa #20.

Conheça Gino Cappelletti, o primeiro herói dos Patriots

Carreira no Canadá

Cappelletti iniciou sua carreira como jogador profissional atuando como Quarterback do Sarnia Imperials na liga canadense ORFU (Ontario Rugby Football Union), em 1955. Também jogou pelo Winnipeg Blue Bombers da CFL, mas não obteve sucesso em nenhum dos times.

Gino decidiu parar de jogar profissionalmente em 1959 e voltar para Minnesota, estado onde havia feito faculdade. Mas o surgimento da American Football League em 1960 iria abrir as portas para Cappelletti novamente.

Boston Patriots

Em 1960 ele se juntou ao New Engl… OPS. Boston Patriots, e inicialmente jogava como kicker e defensive back, mas trocou de posição pouco depois do inicio da temporada, indo jogar no ataque.

Gino Capelletti (Kicker) e Babe Parilli (Holder)

Atuando como Wide receiver, Gino formou uma das melhores duplas de QB e WR da AFL junto a Babe Parilli, sendo apelidados de “Grand Opera Twins”. Em algumas oportunidades Cappelletti também assumia o posto de QB e lançava passes, conseguindo até marcar um TD.

Cappelletti teve sua melhor temporada em 1964 quando foi MVP da AFL, Second-team All-AFL e All Star. Gino obtêm o recorde de maior pontuador da história da AFL com 1.130 pontos, sendo 42 TDs, 176 FG e 342 extra points.

Também atuava como retornador de punts e kickoffs. Jogando como Defensive Back, Cappelletti nunca cedeu um passe para TD, e foi o segundo jogador da AFL a conseguir 3 interceptações em um único jogo.

Seu apelido poderia ser canivete suíço, pois Cappelletti é o único jogador profissional a correr para TD (em conversão de 2 pontos), lançar para TD, receber um passe para TD, interceptar um passe e retornar punts e kickoffs, tudo em uma única temporada.

Cappelletti se aposentou pouco antes do inicio da temporada de 1971, aos 37 anos. Ele entrou para o Hall da Fama dos Patriots em 1992 e teve o número de sua jersey aposentada.

Carreira como comentarista

Apos deixar os gramados, Gino Cappelletti começou a comentar os jogos dos Patriots no rádio, em 1988, ao lado de Gil Santos com quem formou a dupla mais longa na história da NFL moderna, juntos eles comentaram 585 jogos dos Patriots.

Infelizmente Gil Santos acabou falecendo em 2018 aos 80 anos de idade.

Imagem relacionada
Gino Cappelletti e Gil Santos em 2012, último ano em que os dois comentaram jogos juntos

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.