Corinthians eterniza camisa no museu dos Patriots

Um fato muito legal aconteceu envolvendo duas das maiores torcidas do futebol (Americano e Brasileiro) no Brasil. O Corinthians Steamrollers, eternizou sua camisa no museu dos Patriots.

A ideia veio após Ricardo Trigo, presidente da equipe, pesquisar sobre a história do Providence Steamrollers. Primeira equipe da região de New England a ser campeã da NFL (1928) e que deu nome ao time de futebol americano do clube Brasileiro.

Conversamos um pouco com Ricardo para entender com isso tudo aconteceu e o que pode acontecer no futuro para o esporte que tanto cresce no Brasil.

Corinthians eterniza camisa no museu dos Patriots

Patriotas | Conte um pouco sobre como essa ideia surgiu. 

Ricardo O Steamrollers está fazendo 10 anos em 2016. A ideia surgiu quando comecei a pesquisar um pouco mais sobre a história de sua origem. Fui atrás do jogo de video game, que originou seu nome. Era o Providence Steamrollers. E coincidências acontecem. Na mesma época que estava pesquisando sobre o time, conheci Felipe Pereira. Um brasileiro que mora lá na região. Rapidamente conversamos, e decidi visitar a cidade de Providence, para resgatar as suas memórias.
Fui até o Memorial do Patriots, para ver a camisa original que já tinha visto pela internet. Assim como o Sport Club Corinthians Paulista vem do Corinthians Casuals da Inglaterra, de pronto resolvi prestar uma homenagem ao time campeão de 1928 da NFL. Voltei decidido a fazer esta camisa em tributo ao Providence e o Pereira lá tentaria fazer os contatos.

Corinthians eterniza camisa no museu dos Patriots
Ricardo na primeira visita com a camisa do Providence Steamrollers

Patriotas | E os Patriots vieram atrás de vocês, vocês se apresentaram para eles? Como se desenrolou.

Ricardo | Para nossa surpresa, o diretor e a curadora do museu responderam rapidamente aos nossos contatos. Ficaram maravilhados com a notícia de que o legado dos primeiros Steamrollers não tinha morrido e sim se mantido vivo através de um time brasileiro , com tantos fãs e títulos.
Mandei fazer a camisa, fizemos a apresentação oficial do uniforme aos mais de 500 atletas do time e na semana seguinte, embarquei para os Estados Unidos novamente, desta vez com a missão bem definida, imortalizar a camisa do Corinthians Steamrollers.

Corinthians eterniza camisa no museu dos Patriots
As duas camisas expostas juntas no museu.

Patriotas | O que essa conquista pode trazer num futuro próximo para o esporte no Brasil? Existe algo mais entre o Steamrollers e os Patriots?

Ricardo | Essa conquista estreita os laços e reforça ainda mais para os times americanos de que o esporte está crescendo muito aqui no país. Se a própria NFL já está começando a enxergar o Brasil como um mercado promissor, essa nossa ida até lá acredito que tenha contribuído um pouco mais para esta visibilidade.
De concreto, ainda não existe. Mas, somos brasileiros e não desistimos nunca. Temos a Arena Corinthians para um possível jogo entre New England Patriots e Arizona Cardinals, equipe da qual também temos bons contatos e já vestiram nossa camisa.

Corinthians eterniza camisa no museu dos Patriots
Matéria no Providence Journal sobre a ação.

Patriotas | Como foi a comunicação e o tratamento do pessoal em New England para com vocês?

Ricardo | Eles foram muito simpáticos desde o início. O diretor executivo Bryan Morry e Lily-Kathryn Ames, curadora do Memorial nos receberam pessoalmente e cuidaram de todos os detalhes para que a camisa fosse bem recebida e acolhida no expositor junto com a primeira de 1928.
Foi organizado um ato solene de entrega, que contou com a presença de toda imprensa local. Junto a isso, foram distribuídas 10 camisas ao público presente.

Corinthians eterniza camisa no museu dos Patriots
Ricardo e os responsáveis dos Patriots pela ação.

Patriotas | Os Patriots possuem a maior torcida da NFL no Brasil, o Corinthians a maior do soccer. Essa ação pode unir ainda mais os torcedores do futebol brasileiro ao futebol americano?

Ricardo | Sim, o Corinthians já vem fazendo isso desde 2008 quando fechamos a parceria, depois surgiram outras equipes ligadas ao soccer. Acredito que conseguimos chamar a atenção do New England Patriots para o mercado a ser explorado que temos aqui.


 

Ações como essa ajudam demais o esporte a crescer. A notícia foi dada em diversos sites e jornais brasileiros e lá dos Estados Unidos. Mais uma vez, estamos tendo a resposta de que nosso tão amado time está cada vez mais próximos do Brasil. Agora ainda mais com essa camisa no museu dos Patriots.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 2 comentários

  1. Acho fascinante, é o Corinthians sendo tratado como uma Nação que é.
    Faz tempo que quero adquirir material esportivo, porém nas lojas do Poderoso Timão não tem nada.
    Quero uma camisa do time, como e onde adquirir?

    1. João, não temos essa informação sobre venda de camisas deles. Mas vou passar seu email para o Ricardo e tenho certeza que ele entrará em contato contigo! Abs

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.