Em números, defesa 2018 é melhor que a 2017

Defesa Patriots Kyle Van Noy

Apesar do desastroso início de campeonato para o New England Patriots, a defesa Patriota ainda é, pelo menos nos números, melhor que a que vimos no início do ano passado.

Nós aqui no Fã Clube Patriotas anotamos jogo por jogo os números que o nosso amado Patriots produz desde o ano passado. Dividimos em setores e temos catalogado as performances de cada jogador, tanto no setor ofensivo quanto no defensivo.

E tendo isso em mãos, decidimos comparar o início fraquíssimo da nossa defesa com o também horroroso começo de campeonato defensivo de New England em 2017.

Defesa – Secundária

Defesa Patriots

Como podemos ver, o setor defensivo de 2018 tem números melhores (não muitos) em quase todos os quesitos na secundária. 4% de aproveitamento melhor no número de passes sofridos, cerca de 70 jardas totais a menos sofridas.

Na questão individual, o pior jogador de 2017 após a semana 3 era Chung com 11 passes sofridos, Jonathan Jones tem 1 a menos este ano. Nas jardas totais, Devin McCourty que foi quem mais cedeu jardas em 2017, teve 14 a menos que J.Jones.

Defesa – Linebackers

Defesa Patriots linebackers

Agora, olhando os passes que sofremos entre os linebackers, temos um setor 100% melhor em 2018 até aqui.

7,4% na porcentagem dos passes sofridos no setor, 14 jardas totais a menos. Interessante como da mesma forma que vimos na secundária, os números de passes totais sofridos e tentados pelos ataques adversários são bem parecidos entre um ano e outro.

Assim como em 2017, Van Noy aparece como o jogador que mais sofreu passes e jardas até a semana 3. Porém, neste ano teve quase 50% de passes a menos e de jardas sofridas.

Defesa – Front 7

Defesa Patriots Front 7

No front 7, vamos verificar o quanto conseguimos pressionar os quarterbacks adversários e nesse setor, por incrível que pareça, conseguimos ser piores que 2018 em quase todos os quesitos.

Foram 2 sacks a menos até aqui, número não tão abaixo, mas nos hits (quando encostamos no QB mas não derrubamos) percebemos que o número despenca. No ano passado, falamos bastante no Podcast Patriotas que nossos jogadores chegavam, encostavam, mas não derrubavam. Em 2018, nem encostar conseguimos.

O único ponto em que 2018 é melhor é nos hurries (quando apressamos o QB sem encostar nele). 13 a mais que em 2017.

No total, o número não é tão abaixo, 53 para 50, muito por causa dos hurries. Então a pressão no total é bem parecida, mas a forma que pressionamos é bem diferente.

No individual, tivemos Trey Flowers como o jogador que mais pressionou em 2017 com 16 no total. Número mais que 100% maior do que o jogador que mais pressiona em 2018, Adrian Clayborn com 7 no total.


2018 estar melhor nos números na maioria da análise não significa que temos uma defesa boa. Qualquer um que esteja assistindo aos jogos sabe muito bem disso. Porém, a análise matemática mostra que essa defesa ainda tem jeito. Talvez demore, talvez vá nos trancos e barrancos, mas nocauteada ainda não está.

Vem com a gente no Instagram!

*Números obtidos pelo site ProFootball Focus

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 6 comentários

  1. Perfeita a analise.
    Também acho que a defesa desse ano é melhor que a do ano passado porém na minha percepção está ficando muito no campo as campanhas do ataque estão sendo muito curtas principalmente nos primeiros quartos.
    Aí nem a defesa dos jaguars aguentam.
    Agora colocar os Cyrus Jones de linebacker tá de sacanagem. Kkkk

    1. Concordo plenamente com o Giovani, e acredito que parte dessa culpa é do ataque que claramente nao consegue apresentar nada de diferente em campo e tem campanhas curtas, salvo raras exceções. Por outro lado nossa defesa nao esta sofrendo so no jogo aéreo, isso faz com que o conjunto defensivo permaneça muito em campo.

  2. O que mais me deixa preocupado é que a Defesa está muito fraca pelo segundo ano seguido. Custou o SB da última temporada, o que será que custará essa temporada?! Confio que o ataque vá melhorar, até por ter aprendido que nunca deve se duvidar do TB. Enfim, de qualquer forma a análise é boa e o site está de parabéns!!!!

  3. Eu também acho que o ataque vai melhorar, o Edelman volta, Brady e Josh sempre dão um jeito, agora a defesa eu não boto fé.

    BB não aprendeu, draftou um RB “bichado” no primeiro round, pra que????

    Enquanto isso damos uma semana para os QBs adversários passarem a bola e nossos LB são lentos, nossa secundária é mediana, se não pressionar o QB adversário, não tem como.

    Outra coisa que me irrita nos jogos e da vontade de quebrar a TV é a conversão de terceira descida dos adversários, é muito alta, mesmo em conversões longas para mais de 5 jardas, a defesa cede.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.