A defesa foi mal contra os Chiefs?

contratos McCourty Patriots Chiefs Belichick

Um dos jogos mais esperados da temporada era esse contra os Chiefs. Principalmente depois do que vimos eles fazerem nas primeiras semanas e o que vimos nós fazermos em campo, nos primeiros jogos.

Passado o confronto, sabemos que vencemos e que houve vários erros na partida, principalmente no lado defensivo, o que deixou aquele gostinho amargo na garganta.

Mas não podemos esquecer que do outro lado, estava se não o melhor, um dos melhores ataques da AFC, cheio de talentos e com um quarterback que vem fazendo os olhos de muitos brilharem.

Muitos disseram que a defesa jogou mal. Outros muitos disseram que o ataque de Kansas City jogou mal. Resolvemos então, comparar os números do ataque deles na média da temporada e no jogo de domingo.

A defesa foi mal contra os Chiefs?

Números Chiefs

No lado esquerdo, temos os números dos Chiefs por jogo na temporada. No lado direito, os números produzidos por eles, contra a nossa defesa no Sunday Night Football.

Nas três primeiras linhas, temos a comparação sobre conquista de downs e tivemos um desempenho melhor nas 3. Eles conseguiram 5 first downs a menos  no total, 2 a menos através de corrida e mesmo número através de passe.

Na porcentagem, 4% a menos de eficiência deles no domingo.

Nas próximas duas linhas, temos a conquista total do ataque de Kansas. Avançaram 446 jardas sobre nós, número maior (28 jardas) do que a média por jogo na temporada deles, 418. Automaticamente a média por jogada também foi melhor, 8,4 ao invés dos 6,8.

Seguimos para as próximas duas, avanços terrestres. No geral, fizemos eles serem piores, na média, foram melhores, já que precisaram de menos tentativas para produzir as 94 jardas.

No passe, foram melhores contra nós do que na média, tanto nas jardas aéreas, quanto na média de jardas por passe.

Por fim, interceptações e touchdowns anotados. Mais do que o dobro de turnovers cometidos por Mahomes contra New England. Nenhum TD corrido (fazem média de 1 por jogo) e praticamente o mesmo número de TDs aéreos marcados (0,3 a menos contra nós).

Big Plays foram os maiores problemas

Nos 12 itens analisados, tivemos desempenho pior em 5. Jardas totais, média por jogada, média por corrida, jardas aéreas e média por passe. Quatro dessas cinco, foram afetadas diretamente pelas big plays feitas pelos Chiefs no jogo.

Foram duas big plays:

  • Passe de Mahomes de 67 jardas para Hunt que virou touchdown;
  • Passe de Mahomes de 75 jardas para Hill que virou tochdown;

São 142 jardas das 446 produzidas por eles, 38,1% das jardas totais e 40,3% das jardas aéreas.

Vamos brincar e imaginar que essas jogadas não tivessem acontecido desta forma. Que fossem metade do que elas aconteceram. Ao invés de 142, 71 jardas.

Elas continuariam consideradas, as duas, big plays, pois seriam uma de 33 jardas e outra de 37.

Porém na comparação que fizemos lá em cima, teríamos tomado 375 jardas no total, 281 jardas aéreas e a média por passe teria sido de 12,2. Ficando hipoteticamente melhores do que a temporada em 11 itens e pior em apenas 1.


Não me entenda mal, não quero com isso defender os erros da defesa no geral e muito menos nessas duas jogadas. Mas se eles tivessem sido metade do que foram, teríamos feito o ataque dos Chiefs pior em praticamente todos os itens em comparação com o resto da temporada.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 3 comentários

  1. Eu sinceramente gostei do que vi na defesa. Pressionou bem o qb adversário, forçou tournovers, foi relativamente bem contra o jogo corrido. Agora, pra eu o que atrapalho a defesa foi a performance dos irmãos Mccourty. Os dois foram péssimos, e as big plays e tds foram a maioria na marcação deles, ou por falta da marcação deles.

  2. Primeiro gostaria de dizer que sou fã do trabalho de voces! Acompanho desde o inicio e sempre que posso comento por aqui.
    Mas me permitam discordar de uma parte da analise de vocês. Concordo que o problema foram as big plays e ano passado foi a mesma história.
    Para mim nossa defesa foi péssima! Em números e vendo o jogo também.
    Em jardas totais, comparando com a média dos outros times da NFL, só ficamos atrás do próprio KC Chiefs (média 468 jardas/jogo). Nº 31 de 32 times.
    Em jardas aereas, comparando com a média dos outros times da NFL, só ficamos atrás do TB Buccaneers (média 355 jardas/jogo). Nº 31 de 32 times.
    Em jardas terrestre, comparando com a média dos outros times da NFL, só ficamos em 10º de 32 times. Esse número é bom.
    Em pontos cedidos, comparando com a média dos outros times da NFL, só ficamos em último. Afinal 40 pontos é muito.
    Levando em consideração que o KC ficou a frente do placar por um periodo de tempo muito pequeno, acredito que os números de jardas corridas do KC seja um bom número.
    Acredito, sinceramente, que não perdemos porque do outro lado tinha uma defesa muito ruim. Temos Brady, mas se a defesa não melhorar, não seremos campeões.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.