A defesa sofre até contra ataques aéreos fracos

Falamos por diversas vezes, tanto em textos quanto em podcasts, sobre a atuação da nossa defesa contra ataques aéreos até aqui.

Quando analisamos os adversários que tivemos, a verdade é nua e crua, enfrentamos por enquanto na maioria, ataques fracos em 2016.

O Sharp Football Stats, é um site onde o leitor pode analisar a força dos oponentes que cada equipe enfrentou ou vai enfrentar na temporada.

A força dos ataques aéreos enfrentados

E quando vemos a tabela filtrada no poder aéreo dos nossos adversários, percebemos que mais da metade dos nossos oponentes enfrentados por nós, são considerados fáceis.

ataques-aereos

Dos 11 oponentes, 6 deles estão em verde na tabela, ou seja, adversários fracos quando falamos do poder de ataque aéreo. 5 deles estão no grupo vermelho (fortes).

Média de jardas aéreas cedidas

Analisei os números de jardas no passe dos ataques adversários em cada partida e cheguei nas seguintes médias:

263 jardas aéreas cedidas pelos Patriots em média nos jogos contra as equipes verdes;
269 jardas aéreas cedidas pelos Patriots em média nos jogos com as equipes vermelhas;

A média é maior para as equipes mais fortes, como deveria ser, porém a diferença é de 6 jardas apenas para as equipes fracas.

Ou seja, podemos considerar neste quesito, que os jogos contra as equipes que deveriam ser fáceis foram difíceis para a nossa defesa.

Destaque negativo para o jogo contra Miami, que era considerado um adversário fácil e sofremos 387 jardas no passe!

Comparação com a AFC

Para termos noção de como estamos neste quesito, utilizei o site para pesquisar como foram os adversários aéreos das outras 4 melhores equipes da AFC:

Oakland Raiders(9-2): 4 oponentes fracos | 7 oponentes fortes;
Kansas City Chiefs (8-3):oponentes fracos | 6 oponentes fortes;
Denver Broncos (7-4): 6 oponentes fracos | 5 oponentes fortes;
Miami Dolphins (7-4):oponentes fracos | 6 oponentes fortes;

Somos a única equipe, entre as 5 melhores da conferência, a ter tido mais jogos contra ataques aéreos considerados fracos até aqui.


Temos uma ótima média de pontos cedidos, isso é verdade, mas olhando para o nosso principal defeito, que é proteger contra o passe, tivemos sim jogos mais tranquilos do que os líderes da AFC.

Portanto, se estamos sofrendo dessa forma agora, precisamos melhorar e muito neste quesito se quisermos ter sucesso nos playoffs, onde qualquer jogo é de extrema dificuldade.

Foto da capa: NewYorkJets.com

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

  1. Acredito que posição que tá afundando a defesa são os LB, não tão fazendo o pass rush direito nem estão cobrindo bem o slot, com esse gap defensivo fica mt dificil proteger jogadas mais verticais e conter jogadores que ganham mts jardas com as pernas após a recepção. Dá pra ver claramente que essa defesa em área tá falhando, os LB nao se entendem com a secundária, bem diferente do que se ve na LoB do Seattle.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.