Disputa no elenco dos Pats: Cornerbacks

Stephon Gilmore Cornerbacks New England Patriots

Voltamos com a série semanal de análise das disputas no elenco dos Pats, desta vez avaliando uma das fraquezas de New England na temporada passada: os cornerbacks.

Atualmente os Patriots possuem 10 cornerbacks: Stephon Gilmore, Jason McCourty, Eric Rowe, Jonathan Jones, Jomol Wiltz, Ryan Lewis, Cyrus Jones, Duke Dawson, J.C. Jackson e Keion Crossen. Apenas metade desses jogadores devem estar entre os 53 nomes finais.

Disputa no elenco dos Pats: Cornerbacks

Como era o grupo em 2017?

Na última temporada os cornerbacks foram um dos grupos mais criticados (se não o mais) pela torcida. Contando com o recém-chegado Stephon Gilmore, Malcolm Butler, Eric Rowe, Justin Coleman, Johnson Bademosi, Jonathan Jones e Cyrus Jones (os dois últimos foram colocados na IR durante a temporada).

O grupo se recuperou bem ao longo da temporada, depois de um começo bastante apático onde a falta de comunicação foi o principal inimigo dos jogadores.

Dos sete corners que entraram em campo em 2017, três não estão mais no time. Malcolm Butler, Justin Coleman e Johnson Bademosi deixaram os Patriots.

Resultado de imagem para malcolm butler
No seu último jogo com os Patriots, Malcolm acabou sendo deixado no banco de reservas durante o Super Bowl LII

Quem chegou para 2018?

Os Patriots reforçaram o setor de cornerbacks através da free agency, draft e por meio de trocas.

Jogador dos Browns em 2017, Jason McCourty foi o principal reforço para a posição. Os Patriots trocaram uma escolha de sexta rodada para receber Jason (leia mais sobre Jason aqui).

Resultado de imagem para jason mccourty
Vindo dos Browns J-Mac se juntará a seu irmão nos Patriots, e pode contribuir dentro e fora do campo

Escolha de segunda rodada do draft 2018, Duke Dawson chega, a princípio, para adicionar profundidade à posição. Junto a Duke, Keion Crossen, escolhido no sétimo round, e o undrafted free agent J.C. Jackson também pousaram na Nova Inglaterra.

Alguém já tem vaga garantida?

Apesar de não agradar boa parte dos torcedores, Stephon Gilmore teve uma boa atuação na última temporada. Se recuperando do começo ruim e terminando o ano como o sétimo melhor cornerback da NFL, de acordo com o Pro Football Focus. Com a saída de Butler, Gilmore assume a vaga de cornerback 1.

Resultado de imagem para Stephon gilmore
Gilmore foi o melhor CB do time em 2017, por várias vezes anulando o WR adversário no mano a mano

Jason McCourty é outro jogador que provavelmente estará entre os 53 nomes finais. Com a ausência de um cornerback de confiança para jogar no lado oposto a Gilmore, o veterano pode ajudar o time em campo e também compartilhando sua experiência com os novatos.

Quem entra forte na briga?

Jonathan Jones foi uma das surpresas em 2017. O corner, que em 2016 praticamente só atuou nos special teams, teve uma sólida atuação em 2017 quando entrou como nickelback. Devido à boa performance e ao fato de também jogar nos special teams, Jones deve ter a preferencia de Bill Belichick.

Imagem relacionada
Jonathan Jones teve uma boa atuação marcando o slot. Devemos ver mais aparições suas em 2018

Eric Rowe não conseguiu repetir em 2017 a boa atuação que teve em seu primeiro ano com os Patriots. Em 2016 Rowe ficou responsável por cobrir as laterais do campo. Já em 2017, com a chegada de Gilmore, Rowe foi posto como nickelback e seu desempenho caiu consideravelmente. Com essa inconsistência, Eric acaba sendo uma incógnita para a temporada de 2018.

Apesar de muitos considerarem que Duke Dawson tem vaga garantida no elenco por ser uma escolha de segunda rodada, Bill Belichick já provou anteriormente que não tem medo de dispensar um jogador quando acha que deve fazê-lo, não importa o quanto foi investido nele. Portanto Dawson deve mostrar serviço durante o training camp, caso queira permanecer em New England.

Quem corre por fora?

Depois de um primeiro ano decepcionante, Cyrus Jones não teve a oportunidade de mostrar que poderia dar a volta por cima em 2017. Jones acabou rompendo os ligamentos do joelho na pré-temporada.

O training camp pode ser de extrema importância para Cyrus. Belichick não é um técnico muito paciente quando se trata do desempenho de um jogador. Essa pode ser a última oportunidade de Cyrus Jones mostrar a que veio.

Imagem relacionada
Cyrus Jones acabou ficando de fora de toda temporada de 2017 devido a uma ruptura do ACL durante o jogo contra os Giants na pré temporada

Jomol Wiltz, Ryan Lewis e Keion Crossen podem ter chances, se demonstrarem um bom trabalho nos treinos, mas a expectativa é de que sejam cortados e os Patriots tentem trazê-los para o practice squad.

Como sempre, os free agents não draftados são os que menos têm chances de conseguir uma vaga no roster, J.C. Jackson brigará para estar entre os 53 finais.

Projeção final:

  • Stephon Gilmore
  • Jason McCourty
  • Eric Rowe
  • Jonathan Jones
  • Duke Dawson

* Foi utilizado como base o número de CBs levados em 2017.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 5 comentários

  1. Gostaria de dar uma dica de post ou até mesmo de podcast, que é falar sobre, qual é a expectativa de mudança sobre a nossa defesa agora que o Patricia saiu…

    1. Obrigado pela sugestão, Geraldo!

  2. Quem dera o BB não fosse paciente com o Jordan Richards …

    1. Perfeito!
      Jordan Richards a 2 anos é o pior jogador do time e nos colou dentro de um buraco no ultimo SB.

  3. Eu apostaria no Keion Crossen pegando roster.

    Muito físico e rápido, lembra bastante o Bademosi, pode ser um ST elite logo no seu 1o ano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.