É hora de iniciarmos nossa tradicional sequência de posts sobre as disputas no elenco dos Patriots, tendo em vista que, antes da temporada regular, o roster será drasticamente reduzido de 90 para 53 atletas.
E nada melhor que iniciar esta série falando de uma posição que, após muitos anos, tem verdadeiramente uma disputa: quarterback.
Situação atual do elenco
Os Patriots viram por duas décadas Tom Brady reinar absoluto na posição de quarterback, não permitindo ameaças à sua titularidade.
Com sua saída da equipe, imaginava-se para 2020 uma disputa acirrada entre Cam Newton e Jarrett Stidham, já que sobre este havia grandes expectativas.
No entanto, Newton tratou de encerrar a disputa após poucos dias de treinamentos.
Este ano, Newton e Stidham estão de volta, mas um concorrente de peso foi adicionado à disputa: Mac Jones, estrela da Universidade de Alabama e 15ª escolha geral do draft de 2021.
Para completar o elenco, temos ainda o interminável Brian Hoyer, em mais uma passagem pelos Patriots.
Bill Belichick fez questão de dizer que Cam é o titular, que isso só não ocorrerá se alguém mostrar que está treinando melhor que Newton.
Apesar de essa ser a tendência, Mac Jones já mostrou em alguns treinos que pode complicar a vida de Cam no training camp de julho.
Analisaremos os jogadores da seguinte forma: os já garantidos no elenco final, quem está na disputa por uma vaga e quem corre por fora. Confira a seguir.
Garantidos no elenco final
Cam Newton e Mac Jones prometem fazer uma bela disputa no training camp deste ano.
Newton conta com a experiência e com a bagagem de estar em seu segundo ano no complexo sistema ofensivo de New England.
Já Jones tem características que se encaixam melhor na filosofia ofensiva dos Pats, e, apesar da inexperiência, já mostrou em alguns treinos que pode fazer esse ataque funcionar de maneira adequada.
Independentemente de quem levar a melhor nessa disputa, é certo que Cam e Mac ficarão entre os 53 que iniciarão a temporada defendendo as cores dos Patriots.

Na disputa
Nesta categoria, encontra-se isolado Jarrett Stidham.
Como dissemos, os elogios da comissão técnica fizeram com que Stidham fosse apontado como o sucessor de Tom Brady, mesmo que muito pouco tivesse sido demonstrado em campo.
Jarrett é um verdadeiro “leão de treino”, acumulando grandes performances principalmente nas atividades desenvolvidas sem pads, sem contato.
Em campo, oficialmente, o quarterback ainda não mostrou que tem competência para comandar satisfatoriamente o ataque dos Pats.
Não existem certezas quando se trata de Bill Belichick, mas é provável que Jarrett Stidham seja o terceiro quarterback no elenco final dos Patriots.

Correndo por fora
No fim da fila, e com poucas chances reais de permanecer no elenco que iniciará a temporada, sozinho encontra-se o veterano Brian Hoyer.
Quando Hoyer foi contratado novamente este ano, grande parte dos torcedores não entendeu a movimentação, já que Brian nunca jogou em um nível que o colocasse como sério candidato a comandar o ataque.
Nos poucos snaps que disputou na temporada regular 2020, Hoyer foi um verdadeiro desastre.
Assim, a única e remota possibilidade de Brian conseguir cavar uma vaga entre os 53 que iniciam a temporada é fazer um training camp espetacular, bem acima de Jarrett Stidham, e assim convencer Bill Belichick de que pode, com sua experiência, contribuir na temporada.
Caso contrário, o practice squad aparenta ser o caminho mais natural para Hoyer, uma vez que desde a temporada passada passou a ser permitida a presença de veteranos no time de treino.
Projeção final
Historicamente, o número de quarterbacks levados pelos Patriots para a temporada regular varia entre 2 e 3.
Este ano, acreditamos que Belichick repetirá a opção de 2020, levando 3 atletas da posição:
- Cam Newton
- Mac Jones
- Jarrett Stidham
O que você acha, amigo leitor? Deixe sua opinião.
Siga o Patriotas no Instagram e no Twitter para não perder nada da offseason dos Patriots.