O Training Camp é o próximo grande e último evento da offseason 2019, quando 90 jogadores disputarão 53 vagas no elenco dos Pats para a temporada. Estreando nossa nova coluna semanal, veja agora como deve ser a competição entre os wide receivers:
Disputas no elenco dos Pats 2019: Wide Receivers
Com o período quente da free agency e o Draft já ficados para trás, New England depara-se hoje com um grupo de recebedores bastante modificado em relação a 2018. Atualmente, o time possui 11 wide receivers no plantel, sem contar com Matthew Slater, capitão dos special teams. Veja a lista completa abaixo:
- Julian Edelman
- Josh Gordon (suspenso)
- Demaryius Thomas
- Phillip Dorsett
- N’Keal Harry
- Dontrelle Inman
- Maurice Harris
- Braxton Berrios
- Damoun Patterson
- Jakobi Meyers
- Ryan Davis
Assim, dividiremos esses 11 jogadores em três categorias: os já garantidos no elenco final, os que estão na disputa e os que correm por fora.
Garantidos no elenco final
Após o fim da temporada passada, a única certeza do torcedor dos Patriots em relação ao grupo de WR para 2019 era a presença de Julian Edelman nele. O MVP do Super Bowl LIII está mais do que garantido no elenco e dispensa justificativas.
Logo em seguida, o próximo certo no 53-man roster é N’Keal Harry. O calouro foi o primeiro wide receiver selecionado no first round por Bill Belichick desde que ele assumiu New England, em 2000. Por ter sido a escolha mais alta dos Pats no recrutamento e suprir uma notória necessidade, Harry é mais um com vaga cavada.
Por fim, uma situação ainda sem desfecho: Josh Gordon. O talentosíssimo recebedor continua suspenso por tempo indeterminado, sem saber se poderá ou não atuar em 2019. Por ser reincidente, é quase certo que Gordon iniciará a temporada suspenso. Dessa forma, não ocupará espaço entre os 53 iniciais, porém quando/se for liberado para jogar, tudo indicará que será colocado no elenco principal. Destarte, podemos definir Josh como “garantido no time a partir do momento que estiver apto para entrar em campo”.

Na disputa
Com duas vagas já preenchidas no elenco final, os outros 8 wide receivers competem pelas teóricas duas restantes, caso New England leve o mesmo número (5) de jogadores da posição que em 2018, sendo Slater um deles.
Desses 8 atletas, metade larga na frente na disputa: Phillip Dorsett, Demaryius Thomas, Dontrelle Inman e Braxton Berrios. Vamos por ordem.
Dorsett teve uma temporada de altos e baixos ano passado. Após começar bem, ele viu seu número de snaps cair com a volta de Edelman e a chegada de Gordon. Entretanto, conseguiu aparecer novamente na reta final, marcando touchdown no Divisional Round e na Final da AFC, e tendo como principal característica suas mãos confiáveis (foram 18 passes completos seguidos lançados em sua direção). Ademais, pesa a favor de Phillip o fato de estar indo para o seu terceiro ano de Patriots, um diferencial contra os “concorrentes”.
Desses “concorrentes”, dois são os veteranos Thomas e Inman. O primeiro fez bastante sucesso no Denver Broncos, figurando como um dos melhores wide receivers da NFL em sua passagem pelo Colorado. Foram cinco temporadas recebendo mais de mil jardas, e uma dupla dinâmica formada com Peyton Manning. Contudo, Thomas vem de um ano bem abaixo dos seus padrões, após ter sido trocado para os Texans no meio da temporada, e recupera-se de uma gravíssima ruptura no tendão de Aquiles. Com 31 anos, o jogador precisa provar que ainda é capaz de atuar em alto nível, senão, pode ter um enredo semelhante a de medalhões que passaram recentemente por New England, como Eric Decker e Reggie Wayne.
Já Dontrelle Inman encontra-se numa posição mais difícil que a de Thomas por um espaço no elenco, pois nunca conseguiu se firmar na NFL. O grande momento de sua carreira foi em 2016, pelos Chargers, quando computou 810 jardas recebidas e 4 touchdowns. Todavia, desde então, o atleta de 30 anos acumula passagens apagadas por Bears e Colts, buscando reencontrar nos Pats o football que deixou em San Diego.
O quarto postulante à vaga traz uma característica de jogo diferente da dos demais: a habilidade no slot. Afinal, muitos dizem que ele foi draftado para ser o substituto de Amendola e, posteriormente, Edelman. Trata-se de Braxton Berrios, escolha de sexta rodada dos Patriots em 2018 e que passou a temporada de calouro toda na injured reserve. A cria da Universidade de Miami precisará ter um training camp e pré-temporada de ouro para conquistar um espaço no time. Caso não, é provável que pouse no practice squad.

Correm por fora
Como de costume, os free agents não draftados entram como “azarões” na disputa por uma vaga, e com Jakobi Meyers, Ryan Davis e Damoun Patterson não será diferente. Dos três, Patterson larga na frente por estar entrando em seu segundo ano de liga e ter ficado no practice squad dos Pats na sua temporada de calouro.
Para finalizar, há também Maurice Harris, que chegou via free agency. Após três anos em Washington e apenas 432 jardas e 1 touchdown, Harris precisará impressionar bastante a comissão técnica para permanecer no time.

Projeção final
Partindo do pressuposto que Gordon esteja suspenso no início da temporada e Thomas tenha condição de jogo, essa é nossa projeção final para o grupo de WR:
- Julian Edelman
- N’Keal Harry
- Phillip Dorsett
- Demaryius Thomas
- Matthew Slater
Concorda? Discorda? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não esqueça de seguir o Patriotas no Instagram!