Com o time sendo levado nas costas do ataque, Tom Brady vem conseguindo ótimos números. O QB tem o segundo melhor início da carreira em jardas aéreas nas seis primeiras semanas, com 1.959 jardas, perdendo apenas para o início de 2011, onde obteve 2.163 yds. Mas como estão sendo distribuídos os first downs do ataque?
A distribuição de first downs dos Patriots
Através das estatísticas da ESPN, podemos notar que nas primeiras descidas, Brady costuma procurar os seus alvos de maior confiança primeiro. No ano passado, o jogador com maior número de recepções em primeira descida foi Edelman, com 55 recepções na temporada inteira. Em 2017, com a lesão do camisa 11, Brady vem buscando Gronk como primeira opção, Rob tem até o momento 19 recepções em first downs.

Empatados na segunda colocação, os alvos mais procurados no início das 4 descidas são Cooks e Amendola, com 18 recepções. Logo após esses três nomes de confiança, aparece o RB Mike Gillislee com 17 corridas em primeiras descidas. Chris Hogan vem na sequencia com 15 recepções.
Fato interessante é que, sem contar a estatística de Brady no jogo corrido, que não é um jogador pra ganhar jardas com as pernas, o RB Mike Gillislee tem mais participação em corridas nas primeiras descidas que todos os outros jogadores somados. Gillislee tem 17 corridas enquanto todo o resto soma 16.

Na temporada passada, Edelman e Blount somavam quase 50% das participações em primeiras descidas. Nesse ano, Gillislee, Cooks, Gronkowski, Hogan e Amendola estão com números bem próximos.
Podemos notar, então, que isso pode ser um fator que vem dificultando a vida das defesas adversárias. Uma maior participação de vários jogadores contribui pra um ataque mais equilibrado e imprevisível. Tanto para passes curtos, quanto para longos, quanto pra corridas. A imprevisibilidade ajuda no sucesso do ataque.