Elenco dos Patriots mudou muito desde o Super Bowl XLIX

A temporada 2014 foi inesquecível para os Patriots. Do início conturbado até uma corrida inesquecível nos playoffs, o time campeão do Super Bowl XLIX será sempre lembrado pelos torcedores.

Menos de dois anos após aquela conquista, os Patriots estão novamente no Super Bowl, desta vez com um roster bastante modificado em relação ao que se sagrou campeão há dois anos.

Elenco dos Patriots mudou muito desde o Super Bowl XLIX

A NFL tem suas regras voltadas para a paridade entre as franquias, regras pensadas de forma a proporcionar o maior equilíbrio possível ano a ano.

Assim, eventos como o Draft e a Free Agency forçam os times a mudar constantemente algumas peças de seus elencos.

É comum, nesse modelo, que times campeões não consigam repetir por anos o sucesso alcançado em determinada temporada.

Aparentemente, o que é comum a outras equipes não se aplica aos Patriots. A franquia consegue se manter no topo por mais de uma década apesar de mudanças significativas no seu roster.

Basta analisarmos, por exemplo, a reformulação feita entre as temporadas de 2014 (nosso último título) e de 2016.

Confira os elencos dos Patriots nos dois anos citados:

super bowl
Elenco da temporada 2014.
super bowl
Elenco da temporada 2016.

Pelas imagens, percebe-se que quase metade do elenco dos Patriots campeão do Super Bowl XLIX não disputará o Super Bowl LI.

É certo que não se trata de uma reformulação tão profunda quanto as que ocorreram em 2005/06, 2009/10 e 2013. Mesmo assim, muitos jogadores importantes deixaram a equipe sem que o desempenho caísse.

Que time consegue perder jogadores do nível de Vince Wilfork, Darrelle Revis, Chandler Jones e Jamie Collins e ainda assim conseguir brigar por títulos? Pelo visto, só um.

Alguns times, após reformulações no elenco, têm temporadas com 6, 7 vitórias. É o caso, por exemplo, do Atlanta Falcons, nosso adversário no Super Bowl.

Após gastarem uma grande quantidade de escolhas de draft para selecionar Julio Jones, os Falcons tiveram temporadas de 4 (2013), 6 (2014) e 8 (2015) vitórias.

O fato de os Patriots conseguirem se manter no topo mesmo após mudanças profundas no elenco é talvez o que melhor define a genialidade de Bill Belichick.

É comum ver técnicos que não conseguem repetir o sucesso mesmo quando não perdem jogadores. Ser um eterno “contender” mesmo com tantas reformulações é impossível para os meros mortais.

A capacidade de avaliação de prospectos de Belichick (com o devido crédito para Nick Caserio e o restante da comissão) é o grande diferencial.

O fato de os Patriots estarem sempre brigando por título fica ainda mais impressionante quando paramos para pensar que a equipe de New England sempre é uma das últimas a selecionar jogadores em cada rodada do draft, já que sempre termina a temporada nas primeiras posições.

Dois anos depois da última conquista, chegamos ao Super Bowl com um time bastante modificado, mas igualmente capaz de trazer para casa mais um Lombardi Trophy.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.