Fenway Park e os Boston Patriots

No verão de 1963, os Boston Patriots tiveram que se mudar. O arrendamento do estádio Nickerson Field havia acabado e o dono do time, Billy Sullivan e a franquia precisaram encontrar uma nova casa. E eles acharam um lugar a cerca de 3km, o Fenway Park.

“Nós sentimos que era uma escolha legítima, pois era um grande palco da Major League”, disse o ex-jogador Gino Cappelletti sobre quando eles entraram em campo pela primeira vez. Fenway já era casa dos Red Sox – o time mais popular da cidade na época – desde 1912.

Boston Patriots e o Fenway Park

Como Fenway não foi concebido para receber dois diferentes esportes, houve a necessidade de realizar alguns ajustes para que football fosse possível. Um desses ajustes foi a construção de uma arquibancada do lado esquerdo do campo. Outra foi a mudança na configuração dos bancos. Os bancos permanentes alinhados na 1ª base são abaixo da linha do campo, e para que a visão dos times não fosse prejudicada, os bancos foram movidos, e ambos ficaram do mesmo lado do campo, de frente para a arquibancada temporária.

Ao fundo, arquibancada construída para os Patriots
Fenway Park – Ao fundo, arquibancada construída para os Patriots

No dia 11 de outubro de 1963, semana 6 da temporada da AFL, o primeiro jogo dos Patriots foi realizado, contra os Raiders. Foi o primeiro jogo de football profissional realizado no Fenway desde 1948, quando o Boston Yanks venceu o Philadelphia Eagles. Os Patriots venceram seu jogo por 20-14, e finalizaram com um recorde de 4-1-1 neste estádio.

No gerals, os Patriots realizaram 38 jogos no Fenway Park, que foi chamado de casa até 1968, quando eles se mudaram para o Alumni Stadium, estádio do Boston College.

O último jogo realizado em Fenway foi em 01 de dezembro de 1968 contra os Bengals, e terminou 33-14 para os Patriots. Foi a última vez que um jogo profissional de football foi realizado na casa dos Red Sox, que ainda recebe algumas partidas do college.

Hoje com o Gillete Stadium, é muito improvável que os Patriots retornarão ao Fenway Park. Só se for para comemorar outro Super Bowl.

Robert Kraft, Johnathan Kraft, Bill Belichick e Tom Brady homenageados no Fenway Park após a conquista do SuperBowl XVIX
Robert Kraft, Johnathan Kraft, Bill Belichick e Tom Brady homenageados no Fenway Park após a conquista do SuperBowl XVIX

Veja mais sobre a história dos Patriots em nossos 2 podcasts sobre o assunto:

Podcast Patriotas 10 – Boston Patriots

Podcast Patriotas 20 – História dos Patriots parte 2

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.