Folk supera críticas e se firma de vez nos Patriots

nick folk

A vida de kicker na NFL não é nada fácil, e a palavra “estabilidade” só pode ser dita por poucos jogadores, enquanto a maioria luta semana após semana para manter seu emprego. Nick Folk, aos 36 anos, conquistou sua estabilidade.

Após um início inconstante, o veterano deu a volta por cima, superou as críticas e finalmente se firmou como um kicker confiável para os Patriots, e não apenas pelo chute vencedor diante dos Cardinals, mas pelo seu desempenho geral na temporada.

Nick Folk chegou aos Patriots em meados da temporada 2019. Desesperado por um kicker devido a lesão de Stephen Gostkowski e o mau desempenho de seu sucessor, Mike Nugent, New England assinou com Folk, que não jogava uma partida de NFL desde a semana 5 de 2017, justamente contra os Patriots, quando errou três field goals com a camisa de Tampa Bay.

Desde então, o veterano, que vivenciou a maior parte de sua carreira nos Jets, entre 2010 e 2016, passou pela já extinta AAF, onde virou o recordista de field goal mais longo da liga, ao acertar um de 55 jardas.

Um mês após chegar em New England e ter um desempenho sólido, Folk foi submetido a uma cirurgia de apendicite e acabou sendo dispensado e recontratado na semana seguinte, ficando até o fim de 2019 como kicker titular, fechando o ano com 14/17 (sendo todos os erros de chutes entre 40 e 49 jardas) nos field goals e 100% nos extra points.

Ao ter seu contrato expirado em março, Folk não assinou de imediato com os Pats, pelo contrário. New England utilizou uma escolha de quinta rodada do Draft para selecionar Justin Rohrwasser, dando a entender que o calouro seria o kicker da equipe em 2020.

Todavia, faltando menos de 20 dias para o início da temporada, os Patriots recontrataram Nick para brigar pelo posto de titular com Rohwrasser, e o veterano venceu a disputa.

Apesar da confiança da comissão técnica, Folk enfrentou bastantes críticas da torcida no início do ano, ao errar field goals de 45 e 51 jardas, bem como um extra point nas três primeiras semanas.

Ademais, os Patriots, com Folk de kicker, diversas vezes optaram por arriscar quartas descidas em vez de chutar field goals longos. Portanto, a crítica maior em cima do veterano era a força da sua perna.

Felizmente, Nick conseguiu dar a volta por cima. Respaldado publicamente por Belichick após os erros inicias, ele está agora numa incrível sequência de 19 field goals convertidos consecutivamente. Entre esses FGs, destacam-se os da vitória no estouro do cronômetro contra Jets, na semana 9, e Arizona, na semana 12, sendo ambos de 50 ou mais jardas.

Inclusive, ele foi eleito o jogador de special teams da semana 9 da AFC pelo seu ótimo desempenho contra New York.

Assim, além de mostrar consistência e força na perna, Folk também provou ser extremamente decisivo para os Patriots. Se não fossem seus chutes da vitória, o time já estaria virtualmente eliminado da temporada.

Logo, de criticado a porto seguro, Nick Folk se tornou, sem dúvidas, um dos jogadores mais importantes dos Patriots em 2020.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.