Free Agents dos Pats 2021: Joe Thuney fica ou vai embora?

Começamos uma série a respeito dos free agents dos Pats em 2021 e você pode conferir o primeiro texto aqui. Hoje falaremos de Joe Thuney.

O left guard será free agent e a pergunta é: ele vai embora ou fica?

A importância de Joe Thuney no time

O jogador tem 28 anos e foi a escolha de 3º round (78 overall) do Draft de 2016 da NFL.

Logo em seu ano de calouro, Thuney assumiu posição de titular na linha ofensiva do New England Patriots e se firmou como uma peça chave do miolo da linha.

Thuney começou como titular em todos os 90 jogos em temporada regular e playoffs nos últimos 5 anos.

Ele se tornou o primeiro jogador da história da NFL a ser titular no Super Bowl em suas três primeiras temporadas: LI, LII e LIII.

Além de ser left guard titular, um dos grandes diferenciais de Joe Thuney é sua versatilidade. Ele já atuou como right tackle, right guard e center.

Inclusive, na temporada 2020, vimos muito disso. Thuney foi o center nas Semanas 3 e 6 e também atuou como right guard quando da falta de Shaq Mason.

Desde o ingresso de Thuney na NFL em 2016, nenhum jogador tem mais snaps ofensivos do que ele, foram 4.498 entre 2016-19.

Ao final da temporada 2020, o LT foi o melhor jogador da linha ofensiva, tendo cedido 0,5 sack, 2 QB hits, 10 pressões, cometeu 3 faltas. Foram 8 partidas sem ceder nada.

Instagram Fã Clube Patriotas

Expectativa de mercado

Pois bem. Thuney entrou o ano de 2020 como agente livre. Contudo, o jogador e o time não conseguiram chegar a um bom termo de extensão contratual.

Assim, Thuney jogou em 2020 sob a franchise tag de $14.781 milhões de dólares.

Atualmente, o LG mais bem pago do mercado é David Bakhtiari do Green Bay Packers, que assinou uma extensão de 4 anos por 92 milhões, com a média de salário de 23 milhões de dólares/ano.

Um dos melhores em sua posição, certamente Joe Thuney será abordado por times que pretendem reforçar sua OL.

Projeta-se que Thuney deverá chegar a uma proposta que o pague, no mínimo, por volta de 15 milhões de dólares por ano.

Isso é o mínimo, pois já vimos o contrato de Bakhtiari acima e, em 2018, o Jacksonville Jaguars assinou com Andrew Norwell por 5 anos e 66,5 milhões de dólares e uma média de bônus e garantias de 30 milhões de dólares.

Veredito

Decerto Thuney é um dos poucos jogadores talentosos e de elite no roster do New England Patriots.

Contudo, o valor da negociação pode ser um obstáculo para sua permanência.

Hoje o salary cap dos Patriots é de US$ 63.937.455,00. E ainda não se sabe ao certo quanto será o cap da NFL, mas estima-se entre US$ 180.000.000,00.

Os Patriots estão em fase de reconstrução e o número de jogadores importantes para a equipe que serão free agent é grande.

Talvez o valor que seja pedido por Thuney seja capaz de pagar mais de um jogador, como por exemplo, David Andrews e Jermaine Eluemunor, que também são OL’s.

Além disso, caso Thuney não permaneça, os Patriots receberão uma escolha compensatória do Draft de 2022. Essa é uma movimentação típica de Bill Belichick GM.

Ademais, em 2020 os OL’s Michael Onwenu e Justin Herron se mostraram promissores e podem ser uma solução caseira caso Joe Thuney não permaneça.

Assim, na escolha entre manter apenas Thuney ou manter mais de um jogador pela mesma quantia, Thuney deve dar adeus a Foxborough.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.