Aproximando-se de Free Agency, chegou a hora de analisar a situação dos jogadores que poderão testar o mercado. Dessa forma a pergunta de hoje é: vale a pena renovar com Damiere Byrd?

A importância de Damiere Byrd no time
Em 2020 Damiere Byrd chegou a New England para dar uma opção de profundidade ao time, já que o roster não contava com ninguém com essa característica.
Certamente o recebedor não é um astro, porém teve sua importância ao longo da temporada, na qual esteve presente em 89% dos snaps ofensivos em 2020.
Ao longo de 16 partidas, o camisa 10 acumulou 47 recepções para 604 jardas. Números relativamente decentes dentro de um ataque aéreo muito ruim.
Damiere Byrd up to 3/89/1 after that grab! 🔥
— PFF NE Patriots (@PFF_Patriots) November 22, 2020
Throw in an 11-yard run and Byrd has his 1st 100-yard day and 1st TD with New England #GoPatspic.twitter.com/ad71dhjdCS
No entanto Damiere Byrd não demonstrou muito talento para entrar na end zone, já que anotou somente um touchdown durante toda a temporada.
Mesmo com esses problemas o recebedor teve importância no ano. Claramente não é um grande jogador porém é útil como um role player.
Expectativa de mercado

Com toda a certeza Damiere Byrd não é um dos nomes mais desejados do mercado para a free agency de 2021.
Ao longo da carreira, o recebedor anotou somente 4 touchdowns em 44 partidas, durante as 5 temporadas que disputou.
Dessa forma uma renovação com o atleta certamente não seria um problema para Belichick, visto que a concorrência não será grande.
Em 2020 Damiere Byrd assinou um contrato de $1,6 mi com os Patriots e para permanecer mais um ano em New England um valor no mesmo nível pode segurar o camisa 10.
Veredito

De fato ninguém espera que, entrando em 2021, Damiere Byrd seja a solução para os problemas de New England.
Ao longo da carreira o recebedor mostrou não ser mais do que um jogador para compor o elenco pelas franquias por onde passou.
No atual cenário dos Patriots não há um nome sequer com as características de Byrd, que possa utilizar sua velocidade para alargar o campo.
Vale lembrar que um elenco é composto por muitos jogadores, dessa forma atletas de níveis mais baixos também são úteis ao roster.
Damiere Byrd has set a new career-high in this game with 132 receiving yards.
— Tyler Milliken (@tylermilliken_) November 22, 2020
From the Jakobi Meyers Show the last few weeks, to the Damiere Byrd Show this week.#GoPats| #Patriots | #NEvsHOU pic.twitter.com/A5WziurZ74
Assim sendo, seria viável um contrato de um ano com as mesmas bases salariais de 2020 para o recebedor, cerca de $1,5 mi para a temporada.
No entanto é importante frisar que – nessa hipótese – Byrd teria que ser apenas um role player utilizado eventualmente, assim como era com Phillip Dorsett.
Dessa forma o recebedor trabalharia na sombra de um nome de qualidade que chegue aos Pats e seria útil para o elenco, participando de cerca de 35/40% dos snaps no máximo.