No jogo contra os Steelers, os Patriots reveleram uma nova formação ofensiva, provalvemente focando na falta de WRs no elenco, a formação de 4 tight ends, enfim mostrando porque veremos muito de Gronk e Chandler, as torres gêmeas!
Veremos muito esta formação durante o ano, principalmente em situação de red zone, onde conseguimos 4 TDs neste jogo.
Gronk e Chandler, as torres gêmeas
Gronk TD – 6 jardas
Gronk e Chandler estão alinhados no lado direito e como se fossem pra dentro da linha, Hoomam e Mike Williams estão no lado esquerdo. Bolden está posicionado como running back. Numa jogada anterior, Shaq Mason foi o FB e a formação era parecido, o que fez os LBs acreditarem que seria a mesma jogada.

Gronk corre pra dentro da end zone surpreendendo os LBs que esperam uma corrida, e Chandler corre uma rota fade para o canto direto. Brady so tem o trabalho de colocar a bola (ui!) nas mãos de Gronk.

Chandler TD
Primeiro ele está alinhado com o RB. Logo Hooman alinha como WR no lado direito, Chandler e Gronk se posicionam como WR no lado esquerdo. O único CB dos Steelers vai cobrir Hooman.

Ambos TEs são velozes e numa rota cruzada, Brady lança a bola para Chandler que está sem cobertura, so tem o trabalho de colocar a bola dentro da end zone.

Gronk TD – 2 jardas
Utilizando a mesma formação do TD de Chandler, novamente os Steelers colocam o único CB em campo para defender Hooman. A defesa reconhece a formação, e antecipando a rota cruzada, o LB que cobre Gronk fica um pouco mais pra dentro da linha.

Brady reconhece o matchup e faz a alteração necessária, jogando a bola pra Gronk no canto esquerdo da end zone, encobrindo o LB.


Não falamos sobre o 1º TD de Gronk porque ele foi deixado sozinho na lateral do campo, Brady viu e fez o que tinha que fazer.
Esta formação com 4 TEs será interessante de ver esse ano, com múltiplas variações e rotas. Forçando a defesa a ir para um man coverage, quase sempre os Patriots tentarão um passe, se valendo da altura e velocidade dos TE´s contra os LBs.
Será muito divertido ver de que forma as defesas trabalharão para parar Gronk e Chandler, as torres gêmeas!
Este post tem 2 comentários
Marcos
18 set 2015Acham que esta formação irá mudar quando o Brandon LaFell voltar ?
Felipe Von Zuben
18 set 2015Não muda Marcos pois não é uma formação fixa. A grande eficiencia do ataque dos Patriots é possuir diversas formações diferentes que dão oportunidade para todos os jogadores e faz com que a defesa adversária tenha diversas leituras diferentes tendo que se adaptar a cada uma.
Abraços