Gronkowski alinhado como wide receiver?

Gronkowski está destinado a ser o maior TE da história da NFL se continuar no ritmo atual, e sua dominância em campo independe de onde ele está alinhado em campo, e ele tem se mostrado um mismatch sem defesa contra LBs, CBs e S.

Porque alinhar Gronkowski como wide receiver?

Ano passado vimos McDaniels fazer um ajuste sutil no ataque que foi bastante eficiente. Principalmente a partir do Divisional round contra os Ravens, vimos Gronk alinhando bem mais como WR. Conseguimos 36 pontos de média nos playoffs e fomos os 3o time a lançar mais de 300 jardas contra a forte defesa dos Seahawks nas últimas duas temporadas.

Nos playoffs do ano passado, Gronkowski jogou 52 snaps mais aberto nas laterais, e Brady conseguiu 41 de 50 passes tentados para 351 jardas, 4 TDs e 0 INTs.

Como comparação, durante a temporada, Gronk alinhou 6,3 snaps por jogo como WR, enquanto nos playoffs pulou para 17,3 snaps por jogo.

E levantamos isso porque este ano algo parecido está acontecendo. Nosso TE alinhou 17 vezes como WR, bem aberto no campo, e Brady completou 11-17 passes, pra 93 jardas e 2 TDs. Ok, foi apenas um jogo, mas o suficiente pra notarmos o crescimento destas jogadas no ataque dos Patriots. Acrescentemos a isso o retorno de Edelman, Amendola, Vollmer e Cannon, permitindo que Gronkowski pudesse se movimentar pelas formações.

Nos últimos jogos da temporada, ele esteve wide no campo 10,8 snaps por jogo, e Bill Belichick explicou as vantagens de movê-lo:

“Cria diferentes matchups, e depende de quem o está cobrindo, coloca este jogador numa posição bem menos confortável.”

Vimos isso no SuperBowl quando KJ Wright foi obrigado a cobrir Gronk pela lateral do campo e cedeu um TD de 22 jardas, provocado pela velocidade e altura do TE.

Dado o sucesso que os Patriots tiveram contra Denver na semana 12 utilizando desta formação, (Gronk teve 4 recepções pra 57 jardas e 1 TD. Chandler teve 5 recepções, 58 jardas e 1 TD) acredito que veremos mais neste domingo.

McDaniels claramente gosta destes matchups nas lateraise com Chandler de volta e Gronk saudável, será divertido ver quem os Broncos colocarão pra marcá-los.

Veja aqui as diversas rotas que Gronk costuma alinhar e o sucesso em cada uma delas!

Siga os Patriotas no twitter para mais análises sobre a franquia mais vencedora da NFL no século XXI!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.