Nós torcedores do New England Patriots somos mal acostumados. Todo início de temporada damos como certo o título de divisão e nos preocupamos apenas se o time conseguirá a seed 1 na AFC.
Desde 2010, os Pats têm sido pelo menos o segundo colocado na AFC, garantindo todos os anos folga na rodada de wild card.
E todo final de temporada nos deparamos com os mais variados artigos e opiniões de como a conquista da seed 1 é vital para as pretensões do time nos playoffs.
Mas seria mesmo essencial ter a melhor campanha da conferência? Os times com a seed 1 geralmente têm sucesso na pós-temporada?
O histórico recente da seed 1 na AFC
Não se discute a importância de jogar em casa, principalmente para times como os Patriots, que são quase imbatíveis em seus domínios.
No entanto, observando-se o histórico da AFC, garantir a melhor campanha da conferência nem sempre é sinônimo de sucesso na pós temporada.
Considerando as temporadas a partir de 2001, ano em que Tom Brady assumiu a titularidade de New England, temos 16 temporadas.
Nos 16 anos observados, em 9 oportunidades o time que conquistou a seed 1 da AFC alcançou o Super Bowl:
2002: Raiders
2003: Patriots
2007: Patriots
2009: Colts
2011: Patriots
2013: Broncos
2014: Patriots
2015: Broncos
2016: Patriots
Destes 9, apenas 4 foram campeões: Patriots em 2003, 2014 e 2016 e Broncos em 2015.
Assim, concluímos que após Brady assumir o comando do ataque de New England, 56,25% dos times com melhor campanha na AFC acabaram vencendo a conferência.
Concluímos também que destes, 44,44% venceram o Super Bowl como seed #1.
Assim, já que a maioria dos times vencedores da AFC pelo menos alcança o Super Bowl, garantir a melhor campanha da conferência é um importante passo para disputar o jogo mais importante do ano.
No entanto, falhar em garantir a seed 1 não significa que o time não terá chances de alcançar o Super Bowl ou vencê-lo.
Os Patriots, por exemplo, venceram 2 Super Bolws sem ter a melhor campanha da AFC.
Assim, no jogo deste domingo contra o New York Jets, devemos torcer para que New England vença e garanta a melhor campanha da conferência. No entanto, caso isso não ocorra, não devemos nos desesperar.