“Tom Brady não tem um wide receiver top!”. Quantas vezes já ouvimos essa frase após a saída de Randy Moss no início da temporada de 2010? Inúmeras. Em muitas delas, não sem razão.

A saída de Moss deixou apenas Wes Welker como grande wide receiver dos Patriots. No entanto Welker, apesar de produtivo, era um recebedor limitado à faixa central do campo e já não tinha mais a mesma agilidade nos últimos anos de Patriots.

Com a saída de Welker, se deu a ascenção de Julian Edelman. Apesar de frequentemente comparado ao seu antecessor (ambos jogaram juntos, mas Edelman cresceu em relevância após a saída de Welker), Edelman foi mostrando ao longo do tempo qualidades para atuar em todos os setores do campo, se tornando o alvo favorito de Brady ao lado de Rob Gronkowski.

Julian Edelman é top

Mesmo com uma produção espetacular, muitos ainda se intimidam em colocar Julian Edelman entre os melhores wide receivers da NFL, já que este não preenche o estereótipo do recebedor alto e forte como Calvin Johnson, Dex Bryant entre outros.

Edelman entrou na NFL em 2009, mas apenas em 2013 pode-se dizer que foi titular do ataque dos Patriots. Diante disso, selecionamos algumas estatísticas de 2013 até aqui.

Edelman
Analisando todos os recebedores da NFL (incluindo tight ends) desde 2013, Julian Edelman aparece na 13ª posição em jardas por jogo com 76,5. Posição esta que o deixa à frente, por exemplo, de Brandon Marshall.

Já em jardas totais, Edelman aparece na 6ª colocação nesse período com 2906 jardas.

Agora, vejamos a lista dos melhores wide receivers da NFL de 2014 até aqui:

Edelman

Considerando apenas de 2014 para cá, Edelman encontra-se na 10ª posição entre os wide receivers com 83,3 jardas por jogo. São apenas 2 jardas por jogo a menos que A.J. Green, um dos melhores wide receivers da NFL.

A princípio um sucessor de Wes Welker, pode-se afirmar que Edelman se desenvolveu a ponto de superar seu antecessor, pois tem maior capacidade de atuar fora do slot, além de possuir uma inegável raça que contagia os companheiros e dá orgulho aos torcedores.

Se por um lado não se pode colocar Julian Edelman no mesmo patamar de Antonio Brown ou Julio Jones, por exemplo, não há como negar que o “Minitron”, pela produção dos últimos anos, merece entrar na conversa sobre os 10 melhores wide receivers da NFL atualmente.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 4 comentários

  1. Com certeza Edelman é um WR top, mas ainda acho que ele é um slot receiver, não é utilizado em profundidade. Ótimo textp! Abraço!

  2. Essas estatísticas não são os melhores critérios para se definir um bom recebedor, tem muitos outros fatores. Mas falo isso no sentido de valorizá-lo mais, até porque se formos avaliar bem, caras como Dez Bryant e Antonio Brown recebem todos os passes sozinhos do time. Já o Tom Brady distribui muito mais o jogo, inclusive na lista de quem tem mais jardas em recepção, o Patriots tem um segundo jogador, o Gronkowski, enquanto os outros times apenas possuem um recebedor top no alto. Também tem que avaliar o comportamento dos RBs. Os Colts e os Broncos (este é o outro time com dois recebedores na lista de melhores) não possuem muito jogo corrido, então os recebedores destes times irão render bem mais.

    1. Pois é. Mas só os números de jardas totais e jardas por jogo já mostram como Edelman é bom. Abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.