Julian Edelman merece o Hall da Fama

Edelman

Julian Edelman tem um lugar especial no coração dos torcedores dos Patriots. Sua raça insuperável e carisma raro fazem do wide receiver um dos jogadores mais queridos dos Pats.

Fora de New England, entretanto, a percepção de Jules não é a mesma. O recebedor é um dos mais subestimados da NFL.

O título do post pode parecer exagero quando se olha para ele partindo do olhar de quem acha que Edelman é apenas um bom slot receiver. Mas os feitos de Julian nos playoffs durante sua carreira não deixam dúvidas: ele é um dos melhores wide receivers da história da pós-temporada.

Julian Edelman merece o Hall da Fama

Mais clutch impossível

Outra percepção imprecisa é a de que o grande recebedor dos Pats em playoffs sempre foi Danny Amendola. Não há dúvidas de que o antigo camisa #80 foi um monstro nas campanhas dos títulos de 2014 e 2016.

Mas os números não mentem. O que Julian Edelman tem feito em sua carreira nos playoffs é de arrepiar. Sua capacidade de ser “clutch”, ou seja, de aparecer na hora mais importante, não tem paralelo nos Patriots.

Comecemos pelo último jogo, o confronto histórico contra o Kansas City Chiefs. Foram 7 recepções para 96 jardas, belíssimo desempenho para uma final de conferência.

A atuação de Jules nesse jogo ganha mais importância quando percebemos que grande parte de suas recepções foram em terceiras descidas, quando não há espaço para erro.

Nas terceiras descidas contra os Chiefs, Edelman agarrou todos os 4 passes lançados em sua direção, totalizando 54 jardas! Não fosse por ele e suas conversões, o ataque não teria conseguido manter os Patriots no jogo até o final.

O “clutchness” (essa palavra existe?) de Edelman não se limitou ao jogo contra Kansas City. Em sua carreira, contando apenas jogadas de terceira e quarta descida nos playoffs, veja os números de Brady lançando para o Incredelman : 32/42 (76,2%), 456 jardas e 2 TDs, 1 INT, com uma média de 10,9 jardas por tentativa e um rating de 116,8!

Dessas 32 recepções, 30 se tornaram first downs! Mais clutch que isso impossível.

Desempenho incrível nos últimos anos

Quando olhamos o intervalo de 2014 a 2018, as atuações de Edelman em playoffs saltam aos olhos.

Confira os jogos e os números do wide receiver dos Patriots:

2014

NE x BAL: 8 rec, 74 jardas.

NE x IND: 9 rec, 98 jardas.

NE x SEA: 9 rec, 109 jardas, 1 TD.

2015

NE x KC: 10 rec, 100 jardas.

NE x DEN: 7 rec, 53 jardas.

2016

NE x HOU: 8 rec, 137 jardas.

NE x PIT: 8 rec, 118 jardas, 1 TD.

NE x ATL: 5 rec, 87 jardas.

2018

NE x LAC: 9 rec, 151 jardas.

NE x KC: 7 rec, 96 jardas.

Existiu algum recebedor mais prolífico em playoffs nesse período em toda a NFL? Obviamente não.

Um dos melhores da história

Olhando-se sua carreira, o #11 de New England já está na quarta posição na história da NFL em jardas recebidas nos playoffs, com 1.271. Edelman está à frente de jogadores como Hines Ward, Andre Reed e Reggie Wayne nesse quesito.

Com mais 19 jardas, Julian ultrapassará Cliff Branch. Se obtiver mais 45 jardas em playoffs, ficará simplesmente à frente de Michael Irvin.

Em termos de recepções na pós-temporada, Jules ocupa o segundo lugar na história da liga com 105, só estando atrás de Jerry Rice (151).

Há ainda uma categoria em que Edelman não enxerga ninguém à sua frente: jogos consecutivos de playoffs com pelo menos 50 jardas. O recebedor dos Pats tem 12, 2 a mais que o segundo colocado, Jerry Rice.

Se Tom Brady é o melhor quarterback nos big games, Julian Edelman merece estar na conversa sobre o recebedor mais confiável para se ter nos jogos mais importantes.

Diante de todos esses números e atuações incríveis quando mais importa, eu deixo a pergunta: existe na NFL recebedor mais underrated que Julian Edelman?

E outra: como não dizer que Jules merece estar no Hall da Fama da NFL quando encerrar sua carreira?


Acompanhe a melhor cobertura dos Patriots rumo ao Super Bowl no nosso Twitter, Instagram e Facebook.

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Este post tem 2 comentários

  1. Sem contar que ele tem um passe para TD em 2014

  2. Pode até ser que ele entre… mas acredito que deve demorar uns bons anos após a elegibilidade para o cogitarem.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.