Dois dos melhores tight ends se enfrentam domingo

Rob Gronkowski Patriots Antonio Gates Chargers Tight Ends

Já há alguns anos que a posição de tight end se tornou uma das mais importantes na NFL. Normalmente ocupada por um atleta completo, praticamente podemos dizer que eles se parecem mais com super heróis do que seres humanos.

Um tight end tem a combinação perfeita de força e velocidade. Precisa ser poderoso nos bloqueios, mas ao mesmo tempo ter a finesse de agarrar uma bola que esta voando em sua direção. E na história da NFL, dois dos melhores fazendo isso se enfrentam neste domingo. Rob Gronkowski, dos Patriots, contra Antonio Gates, dos Chargers.

Dois dos melhores tight ends em campo

Gates foi um dos que viu e contribuiu para a ascensão da posição acontecer. Quando chegou em 2003, apenas 4 tight ends terminaram a temporada com 50 ou mais recepções. Ano passado, por exemplo, foram 19 jogadores que tiveram esse feito.

Antonio foi um dos que mostrou para os treinadores e coordenadores ofensivos, que aquele cara grandalhão, que normalmente ajudava apenas nos bloqueios, podia ser uma arma na recepção de passes também. Hoje, 15 anos depois, o atleta é o terceiro na história da NFL em recepções na posição, com 910.

Nesta temporada, Antonio atingiu o topo da lista nos touchdowns recebidos na posição. Na partida contra os Dolphins na semana 2, Gates recebeu seu TD de número 112 na carreira e ultrapassou por 1 outro grande nome, Tony Gonzalez, se tornando o maior na história.

Sou abençoado o bastante de fazer parte desse esporte incrível e das coisas que conseguimos. Particularmente, na posição de tight end, foi meio que um choque as coisas que eu fui capaz de fazer. – Comentou Gates sobre sua influência no esporte.

E, sem dúvidas, Gates fez parte desse breakout, que em 2010 viu um novo nome chegar e elevar ainda mais a importância na posição: Rob Gronkowski (já ouviu o nosso podcast sobre ele?).

Ele joga com paixão e faz diferença em campo. É sempre ótimo ver os caras nessa posição, pois sei das dificuldades em efetuar as jogadas. Obviamente ele é um dos melhores fazendo isso e bem respeitado na minha opinião. Eu adoro o ver atuar. – Disse Antonio Gates sobre Gronk.

Com 37 anos, Gates vem lutando nas últimas temporadas para se manter saudável. No ano passado, o tight end participou de 14 jogos e conquistou 7 touchdowns em 548 jardas. Sua última temporada completa foi em 2014, onde ficou perto do seu recorde de touchdowns anotados com 12 (seu recorde é 13 em 2004). 2014 que também viu Gronk brilhar, tendo os mesmos 12 TDs anotados, mas com 1.176 jardas conquistadas.

Mas foi em 2009, um antes de Gronk chegar na NFL, que Gates teve sua melhor temporada em jardas na carreira. Naquele ano, Antonio passou das mil jardas recebidas, tendo 72.3 jardas de média por partida. O tight end também recebeu 79 passes nos 16 jogos que participou da temporada regular.

Dois anos depois, em 2011, a liga viu o breakout de Rob, que elevou o número para incríveis 90 passes recebidos para 1.327 jardas com 82.9 de média por partida e 17 touchdowns.

Domingo, os dois estarão em campo, tentando o melhor para suas respectivas equipes. Gronk vem em uma temporada melhor, possui 75.3 jardas de média nas 6 partidas que atuou, contra apenas 17 jardas na média de Antonio. Gates tem até aqui, apenas 1 TD para Los Angeles (o do recorde citado no início deste texto), já Rob fez 4 spikes na endzone.

Talento e capacidade, não faltarão em nenhum dos dois lados, afinal, estamos tratando aqui de dois dos melhores da história na posição de tight end. No final, quem ganha somos nós, que podemos desfrutar em ver esses caras em campo.

O podcast Patriotas pode ser ouvido também pelo youtube. Ouça agora o nosso papo sobre a vitória contra os Falcons!

Compartilhe esta matéria:

Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Patriotas é um fã clube oficial no Brasil e reconhecido pelo New England Patriots nos Estados Unidos.

Site desenvolvido pela equipe Patriotas.