O ataque dos Patriots versão 2020, diferente em relação a anos anteriores, tem tido um destaque inesperado nesse primeiro quarto de temporada: o OL Michal Onwenu.
Michael Onwenu é a sensação da linha ofensiva dos Patriots
A linha ofensiva dos Patriots chegou em 2020 com a promessa de continuidade de um ótimo trabalho. Além da manutenção dos titulares de 2019, a equipe teria a volta de David Andrews, dono da posição de center, que perdeu a temporada passada.
No entanto, 2020 (que ano!?) reservava surpresas, e logo no início da temporada os Pats teriam que lidar com desfalques do próprio Andrews, de Shaq Mason (também machucado) e de Marcus Cannon, que optou por não disputar a atual temporada para se resguardar dos riscos do Covid-19.
Com isso, novos jogadores foram forçados a atuar cedo na temporada, entre eles Michael Onwenu.
Sempre se espera que OLs dos Patriots atuem em bom nível, mas o que Onwenu tem feito é impressionante, ainda mais quando consideramos tratar-se de um calouro.
Versatilidade
Selecionado na 6ª rodada do draft 2020 (posição nº 182), Michael impressiona pela versatilidade.
Muitos se enganam achando que as posições da linha ofensiva são fungíveis entre si, que basta aprender uma para poder atuar nas demais. No entanto, na prática o que se vê é que cada posição é única em suas peculiaridades.
Essa afirmação deixa ainda mais impressionante o que Onewnu tem feito nos Patriots. Em quatro jogos, o calouro já atuou como right tackle, right guard e left guard.
Michael não apenas preencheu esses espaços, ele simplesmente dominou jogando na OL dos Patriots. Foram 42 snaps bloqueando para o passe até aqui na temporada, sem nenhuma pressão cedida!
No derrota de domingo para os Chiefs, Owenu recebeu do Pro Football Focus uma nota de 91,3 e, após 4 semanas, lidera todos os calouros da NFL pelo ranking do PFF.
Onwenu: um OL atlético
Além de jogar em várias posições, Michael Onwenu mostrou até ser bastante atlético, considerando seu peso e altura.
Medindo 1,91m e pesando 159 kg, o OL consegue se locomover com agilidade, atuando muito bem no pulling, tarefa dificilmente bem executada por um jogador com essas medidas.
Temos um belo exemplo disso nessa jogada contra os Chiefs:
#Patriots film: imagine seeing Pats rookie guard Michael Onwenu pulling at you as a linebacker? Initial jolt, the finish. Man has a family. pic.twitter.com/TAwA69wujH
— Evan Lazar (@ezlazar) October 6, 2020
Esse atleticismo também se revela como força bruta: Michael é um jogador bastante forte.
Como bem apontado no vídeo abaixo, a força do impacto dos bloqueios de Onwenu muitas vezes faz com que os defensores adversários sejam jogados para trás:
I went ahead and made a quick tape of my favorite trait of Onwenu; heavy handiness. You can see how often he makes the heads of defenders snap back on contact + how they visibly bounce off of him. It's one of the more fun things to uncover watching OL film. pic.twitter.com/90LFRoHVXb
— Brandon Thorn (@BrandonThornNFL) October 7, 2020
É comum vermos Bill Belichick ser questionado por suas decisões em termos de draft (apesar de que eu o considere muito bom nisso).
Michael Onwenu, até aqui, tem provado ser mais uma gema garimpada pelo G.O.A.T. dos técnicos.
Foto de capa de Fred Kfoury III/Icon Sportswire via Getty Images.
Clique aqui para acompanhar o Patriotas no Instagram.